Castramóvel de Bonito abre cadastro para castração de 100 felinos machos

Últimas Notícias

O Castramóvel de Bonito será oficialmente inaugurado na próxima quinta-feira (26), ás 8h30 em ato simbólico com a presença do deputado estadual e veterinário Márcio Fernandes, responsável por disponibilizar parte da verba para aquisição do veículo. Na ocasião serão entregues 100 senhas para agendamento de castração de animais machos e o RGA para os tutores. A previsão de início das atendimentos é até outubro.

“O RGA é como se fosse a identidade do animal e nós vamos entregar para os 100 tutores cadastrados nessa primeira etapa, por isso a necessidade de procurem as equipes de saúde do município, seja na Secretaria de Saúde ou com a equipe do Castramóvel e já realizarem o pré-cadastro”, detalhou o deputado.

Conforme a veterinária responsável pela unidade, Nathaly, neste primeiro momento as castrações serão direcionadas a gatos machos. “O cadastramento será realizado agora, mas as castrações devem ocorrer somente no próximo mês ou em outubro”, detalhou.

Para fazer o cadastro entrar em contato com a veterinária Nathaly pelo número (67) 99804-2184 ou com Gerusa pelo número (67) 98155-4027.

O Castramóvel foi licitado em maio de 2020, tendo como vencedora do pregão a empresa M.W.D. Negócios e Soluções Eirelli. O trailer, com o toda a estrutura necessária para o procedimentos, custou R$ 119 mil. Parte do valor foi disponibilizado por emenda do deputado estadual Márcio Fernandes, que tem participado do desenvolvimento do projeto desde o início e o restante foi custeado pela Prefeitura de Bonito.

A unidade recebeu o nome do ex-vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e veterinário especialista em Saúde Pública, Luiz Eugênio de Miranda Sá, que foi um dos precursores do projeto, em 2017, intermediando as conversas entre a comunidade protetora dos animais e o Executivo Municipal. O veterinário também foi um dos primeiros voluntários da ONG “Abrigo dos Bichos”, atuante principalmente na conscientização do tratamento de animais com leishmaniose. Ele faleceu em outubro de 2019.

A unidade conta com mesa cirúrgica, kit cirúrgico completo para castração, monitor multiparâmetro, estufa para esterilização e secagem, bomba aspiradora cirúrgica, balança, toldo retrátil, ar condicionado, rede elétrica e hidráulica, frigobar, notebook, gaiola removível, manta térmica, válvula para expiratória para anestesia e válvula redutora para cilindros de oxigênio.

Notícias Relacionadas

Bonito está com inscrições abertas para Corrida do Trabalhador

No dia 1º de maio a Prefeitura de Bonito realiza a Corrida do Trabalhador 2024 em duas modalidades, 5k...