Bonito recebe 30,2 mil turistas em janeiro e tem melhor resultado desde 2015

Últimas Notícias

Considerado um dos destinos mais seguros, Bonito bate recorde de turistas e de visitações aos seus atrativos em janeiro, superando os impactos da pandemia do coronavírus com sete protocolos de biossegurança desenvolvidos por toda a cadeia turística. A cidade recebeu 30.220 turistas no primeiro mês do ano, recorde deste 2015, quando se iniciou a pesquisa do fluxo turístico local. O número de visitações também surpreendeu: 123.989.

“Com números positivos, os dados confirmam a recuperação da movimentação turística na Capital do ecoturismo, após os dois anos mais críticos da pandemia”, sintetiza Janaina Mainchein, coordenadora do OTEB (Observatório do Turismo e Eventos de Bonito). Coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau, o OTEB realiza a pesquisa mensal com o apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur) e prefeitura de Bonito.

Os números refletem também os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura e logística, melhorando os acessos ao destino – aumentou o fluxo de turistas sul-mato-grossenses após a pandemia, com a maioria viajando de carro -, e as ações de promoção dos atrativos da Serra da Bodoquena. A captação de voos foi primordial na retomada do turismo e hoje Bonito conta com sete linhas, duas com ligação direta com Congonhas, em São Paulo.

Captação de voos pelo Governo do Estado foi determinante para a retomada do turismo na região

Parcerias de resultados

Para a secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori, os números apresentados pelo OTEB refletem todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município, em parceria com o trade turístico, com o Conselho Municipal de Turismo (Contur) e, sobretudo, com o Governo do Estado. Ela destacou os investimentos da gestão do governador Reinaldo Azambuja na região, que somam mais de R$ 300 milhões em sete anos.

“Essa tendência de crescimento do nosso turismo ocorre desde setembro do ano passado e demonstra o quão é importante esse alinhamento político e de ideias, numa junção de esforços que se traduz em resultados positivos”, disse a secretaria. “Vamos reforçar o nosso trabalho, feito de maneira séria, focados na oferta de serviços de qualidade aos visitantes, com mais obras estruturantes e na promoção do destino dentro e fora do Brasil”, completou.

Empregos e impostos

O movimento de visitantes em janeiro e o total de visitações aos atrativos superam a todos os meses dos últimos oito anos, com a ocupação hoteleira chegando a 74%. No período, 2.508 pessoas desembarcaram no aeroporto estadual em voos das companhias Azul e Gol. São Paulo é o maior emissor de turistas, com 41,07% do total, vindo a seguir o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O número de turistas do Estado (6,14%) cresce a cada ano.

No feriado prolongado de carnaval, hotelaria de Bonito registra ocupação de 90%: trade espera o melhor movimento de fevereiro

O desempenho dos atrativos, segundo o boletim do OTEB, mostra o favoritismo dos visitantes pelos balneários que circundam os principais rios cristalinos da região: 50.920 visitações, enquanto em dezembro do ano passado foram 24.691 vouchers comercializados. A flutuação (20.939 passeios), as cachoeiras (17.037) e a Gruta do Lago Azul (11.720) também tiveram boa frequência. A gruta, no entanto, passou um ano fechada e foi reaberta em março de 2021.

Uma das principais atividades econômicas do município, o turismo é o setor que mais emprega (das 5.068 vagas abertas em dezembro do ano passado, 3.550 foram ofertadas pelo comércio e serviços). Em Bodoquena e Jardim (municípios que integram a Serra da Bodoquena), no mesmo período, foram gerados 2.483 empregos formais. Em janeiro, a cadeia do turismo contribuiu em grande parte com a arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviços) pela prefeitura de Bonito, que somou R$ 1.346.082,08.

Fonte: Portal do MS

Notícias Relacionadas

Caso sucuri ‘Anajúlia’: perícia descarta morte por arma de fogo

A Polícia Civil de Bonito divulgou nota descartando o uso de arma de fogo na morte da sucuri Anajúlia....