Praça da Liberdade vira palco da 92ª Festa de São Pedro Apóstolo neste sábado

Últimas Notícias

Começa neste sábado, 25 de junho, a festa em honra ao Padroeiro de Bonito, São Pedro Apóstolo. O evento é realizado na Praça da Liberdade, em frente a Capela Sagrada Família e conta com shows de artistas locais e regionais, a tradicional quermesse – com comidas típicas, bebidas e brincadeiras.

Amanhã, a programação da 92ª Festa de São Pedro Apóstolo conta com almoço, bingo e quadrilhas. As comemorações terminam em 29 de junho, feriado municipal do padroeiro, com a tradicional cavalgada.

Desde segunda-feira (20) uma novena em homenagem ao padroeiro, com transmissão ao vivo pelo Instagram da Paróquia. As missas são rezadas na Capela Sagrada Família, sempre as 19 horas e cada dia conta com um padre convidado, para a celebração. As celebrações acontecem até o dia 28.

O evento é realizado pela Comunidade Católica de Bonito, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bonito.

História

As comemorações em honra a São Pedro Apóstolo, padroeiro de Bonito, datam como um dos mais antigos movimentos culturais e religiosos dessa região, tendo início antes mesmo do reconhecimento como município, em 1948. Conforme registros históricos do Padre Paulo Nunes de Araújo, que foi pároco da cidade até 2014, a primeira festa data-se de 29 de junho de 1928, quando foi inaugurada a primeira capela do então Distrito de Paz de Bonito.

Ainda segundo registrado pelo padre Paulo, a história do Padroeiro de Bonito começa com a visita do Padre salesiano João Crippa, de Campo Grande, que celebrou a primeira Missa Campal da região.  “Nessa ocasião, o Capitão Manoel Inácio de Farias doou um terreno para a construção de uma Capela. Assim, com a ajuda da comunidade, o Sr. Salvador Castilho, carpinteiro de origem espanhola, construiu uma Capela de madeira com cobertura de zinco, a qual foi inaugurada no dia 29/06/1928, festa de São Pedro Apóstolo. Por isso, o Apóstolo foi designado Padroeiro da comunidade católica e do Distrito de Paz de Bonito”.

Também na ocisão, foram confeccionados os estandartes do padroeiro, decorando a Rua da Missa Campal, realizando a Alvorada Festiva com a queima de fogos. A cavalgada, que desperta a cidade no Dia do Padroeiro, foi incorporada na década de 50, em parceria com o Clube de Laço Nabileque.

Notícias Relacionadas

Bonito está com inscrições abertas para Corrida do Trabalhador

No dia 1º de maio a Prefeitura de Bonito realiza a Corrida do Trabalhador 2024 em duas modalidades, 5k...