Miranda enfrenta pior momento da pandemia, diz médica

Últimas Notícias

Segundo a médica Patrícia Cristina Vicente, que trabalha na linha de frente de enfrentamento à Covid-19 em Miranda desde o início da pandemia, no ano passado, o município vive o pior momento da crise sanitária. “A gente teve um aumento no número de casos desde março, número de casos de internação e também número de casos graves”, diz a médica em um vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura na quarta-feira, 02.

Na peça, a médica e autoridades locais anunciam medidas restritivas de um decreto assinado pelo prefeito Fábio Florença (PDT) que vale no período do feriado prolongado – ou seja, de quinta, 03, até o domingo, 06 de junho.

Segundo Patrícia Cristina Vicente, tem chamado a tenção dos profissionais de saúde de Miranda um rejuvenescimento da Covid-19 na cidade. “Vemos uma alteração no padrão epidemiológico da doença com maior número de pacientes jovens graves, não somente pacientes idosos e com comorbidades”, alerta.

Segundo dados do último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento nesta quinta, 03, há 117 casos positivos ativos de Covid, em isolamento domiciliar na cidade. Houve o registro de 9 casos em 24 horas, com mais 82 novos suspeitos, em investigação. Ho Hospital de Campanha Covid, são 8 pacientes internados, com um em estado grave, aguardando na fila para ser transferido há quase 48 horas (no horário do fechamento desta reportagem, às 13h30).

Decreto no feriado

O quadro de ascensão de casos e de pacientes graves obrigou a Prefeitura a adotar medidas restritivas para o feriado prolongado. O prefeito Fábio Florença assinou o Decreto nº 2955, impondo novas regras válidas de 03 a 06 de junho. “Esta é uma tentativa de conscientização, pedimos a colaboração e compreensão da população para que a a gente evite o aumento e a propagação do vírus que se encontra em ascensão no momento em nosso município”, afirma Luiz Carlos Santos Badu, assessor especial do prefeito.

“Gostaríamos do apoio da população para a gente passar este fim de semana cumprindo este decreto”, destacou Rosemeire Lopes Gonçalves, secretária Municipal de Saúde e Saneamento.

Colapso

Miranda enfrenta um momento grave ao mesmo tempo em que Mato Grosso do Sul se vê em colapso, com hospitais lotados e tendo que transferir pacientes para serem atendidos em UTIs em outros estados. Segundo o Painel Covid do Governo de MS, às 13h30 desta quinta-feira, o estado tinha 102,53% das UTIs Covid lotadas.

A diretora administrativa do Hospital de Campanha Covid de Miranda, Letícia Filartiga, fez um apelo à população. “É muito doloroso o paciente necessitar ser transferido e nós não conseguirmos essa vaga. Nossa equipe está reduzida, estamos com casos positivos na equipe. Fazemos um apelo a vocês: que vocês consigam nos ajudar neste momento tão difícil”, disse.

“Faço um apelo para que a população colabore conosco para que possamos juntos conter a transmissão, o avanço da doença na cidade, no nosso município”, completou a enfermeira Denise Assumpção, responsável técnica pelo Hospital de Campanha Covid de Miranda.

Notícias Relacionadas

Garçom é preso por armazenar conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil em Bonito

Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), deflagra mais uma fase...