Sobre depressão…

Últimas Notícias

Assim como a ansiedade se tornou um termo popular, a depressão também. Mas, se pouco fala sobre a gravidade de tais transtornos.

Podemos considerar que a depressão é uma tristeza profunda constante. Os sintomas são: angústia, desesperança, baixa autoestima, incapacidade de sentir prazer, sentimentos de culpa, visões pessimistas/negativas sobre o futuro, pensamento recorrente de morte, entre outros.. É como se seu mundo fosse preto e branco, sem cor, sem prazer, sem esperança, sem força e sem vontade em viver.

Conforme formos nos aprofundado neste assim, vamos percebendo que a depressão é um transtorno muito sério e que precisa ser olhada como tal

Estes sintomas que descrevi, geralmente são confundidos com: preguiça, falta de Deus, ser fraco, falta do que fazer, fracasso entre outros…

Falando de maneira mais profunda ainda, a depressão apresenta alguns subtipos, vou destacar um, depressão ansiosa , que é a presença da ansiedade, sendo então uma comorbidade, ou seja, além dos sintomas depressivos, também os sintomas ansiosos estão presentes.

Sensação de tensão; sensação

incomum de incapacidade de relaxar; dificuldade em concentra-se devido a preocupações; medo que coisas ruins aconteçam; medo de perder ao autocontrole  são sintomas de depressão ansiosa.

Não existe uma única causa para explicar ter a depressão, são vários fatores que podem influenciar para tal, podendo ser: luto; dificuldade em aceitar mudanças; preocupação excessiva sobre algo; imagem distorcida de si; genética … entre outros, sendo o estresse psicológico (situações difíceis de lidar) de  cada indivíduo.

E, o tratamento é a psicoterapia, irá ajudar a entender, ressignificar, olhar de maneira diferente, desconstruir crenças destrutivas, enfim, a psicoterapia é o tratamento indicado, pode estar associado ou não com medicamentos indicados pelo psiquiatra

Se você possui algum desses sintomas, procure ajuda profissional. Agora você já sabe que não se trata de preguiça ou falta de Deus, mas sim de um transtorno que possui tratamento.

Adini Kecy Matias Costa, é psicóloga graduada pela Universidade Anhanguera-Uniderp Matriz, em 2017, em Campo Grande/MS, pelo método PBL (Projects Based Learning) em que a aprendizagem é realizada a base de problemas, sendo o modelo Internacional de inovação de ensino, utilizado pelas melhores Universidades do mundo, como a Harvard e a Massachusetts Institut of Technology (MIT). Atualmente atua na área clínica, no Instituto Carol Valdes, em Campo Grande, atendendo crianças, adolescentes e adultos, focando na qualidade de suas relações e no alívio de sua dor interna.

  • Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Bonito+

 

Notícias Relacionadas

Mulher chayil – Mulher forte!

Tania Maria Pellin Entre os livros poéticos que compõe a Bíblia, encontramos o livro de Provérbios, um dos livros mais notáveis...

Amor de Primavera

Bonito, Capital do Biquíni!

Não deu tempo