Estudante – Pedra Preciosa

Últimas Notícias

Tania Maria Pellin

Com o intuito de homenagear aqueles que valorizam o conhecimento, instituiu-se em 11 de agosto de 1927, o Dia do Estudante, por ter sido nessa data, instituído por D. Pedro I os dois primeiros cursos de ensino superior nas áreas jurídica e social a serem oferecidos no Brasil. Em outubro do mesmo ano, foi instituída a primeira Lei Geral do Ensino, tratava desde remuneração, a descentralização do ensino, ensino mútuo, currículo, admissão e escola para meninas. Embora representasse um avanço, pois criava escolas de primeiras letras, ensino público e gratuito, discriminava o ensino dos meninos em relação as meninas. Aos primeiros, de acordo com Art. 6º da Lei, os professores deveriam ensinar as quatro operações, geometria, gramática, princípios morais e religiosos, quanto as meninas, era ensinado as quatro operações e noções de prendas domésticas, costurar, bordar e cozinhar.

Passados quase dois séculos, as mulheres conquistaram tudo pelos quais lutaram, sobretudo, igualdade em relação aos homens, embora alguns teimam em não reconhecer. Nesta data, 11 de outubro, celebramos a igualdade, todos somos estudantes. Esta data, foi proposta pelo advogado Celso Grand Ley, em um evento que celebrava os 100 anos dos cursos de Direito no Brasil, na sequência em 11 de agosto de 1937 nascia a União Nacional de Estudantes – UNE, com histórico de lutas em defesa da educação brasileira.

Uma data tão importante não poderia deixar de ser mencionada. Para Confúcio, os ensinamentos e as tradições devem ser passados de geração em geração, defendia que   estudar é polir a pedra preciosa, esta joia são os nossos estudantes, capazes de transformar a sociedade com o conhecimento adquirido nos bancos escolares.

O mestre, muitas vezes recebe uma pedra comum, que ao ser trabalhada se revela um valioso diamante, as salas de aula de nosso país estão repletas de diamantes, alguns bem polidos, outros ainda em trabalho, mas todos se destacam. Precisamos valorizar cada um, pois estes “diamantes” nossos queridos estudantes são únicos em conhecimento e sabedoria. Valorizar cada um deles deve ser a tarefa primordial no âmbito escolar.

Seja em uma sala de aula, sentado naquela cadeira, ou diante da tela de um computador, você que se especializa, que dedica um determinado tempo em busca do tão almejado conhecimento, então, a você nossos parabéns.

Parabéns por não desistir com as dificuldades enfrentadas nos dois últimos anos, vivemos momentos de apreensão, a pandemia deixou-nos lições importantes. Parabéns por fazerem e desejarem ser a diferença em busca de um futuro que já bate à porta, pois para Paulo Freire Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.

Queridos estudantes, esta data é nossa, vamos conquistar juntos nossos sonhos.

Notícias Relacionadas

Mulher chayil – Mulher forte!

Tania Maria Pellin Entre os livros poéticos que compõe a Bíblia, encontramos o livro de Provérbios, um dos livros mais notáveis...

Amor de Primavera

Bonito, Capital do Biquíni!

Não deu tempo