Novo golpe usa nome de hoteis e atrativos de Bonito para clonar WhatsApp

Últimas Notícias

Hoteis e atrativos turísticos de Bonito estão sendo usados por golpistas para clonagem de WhatsApp em tentativas de estelionato. Conforme apurado pela reportagem do Bonito +, a situação vem se repetindo com diferentes estabelecimentos, usando sempre um perfil falso no Instagram para chamar atenção das vítimas.

Na manhã desta quarta-feira (17) os golpistas tentaram usar o nome do Hotel Refúgio, criando uma conta na rede social, usando as mesmas informações do perfil do hotel, para confundir os clientes.

“Eles criam um perfil fake, idêntico ao do Hotel, a única coisa que muda é nome do usuário, que se a pessoa não observar bem, nem percebe. Aí eles mandam uma mensagem no direct dizendo que vão realizar um sorteio de hospedagem e para participar é preciso confirmar o código de verificação que será enviado por WhatsApp. Com esse código eles conseguem clonar o aplicativo da pessoa”, detalha Agenor Carneiro.

A mesma situação foi relatada pelo atrativo Bosques das Águas, que chegou a fazer um vídeo em suas redes sociais avisando da tentativa de golpe. “Eles mandavam mensagem para a pessoa falando que ela ganhou em um sorteio e que era para passar os dados. Quando a pessoa passava, eles clonavam o WhatsApp. Eu fiz até um vídeo alertando aos clientes que não tem isso de mandar mensagem pedindo dados e depois de uma semana, ainda recebia mensagens de clientes alertando que estavam sendo vítimas de golpe”, detalha a responsável pelo local Inaian Monteiro.

Segundo ela, uma agência de turismo e um perfil de divulgação de Bonito, com mais de 56 mil seguidores, também foram usados pelos golpistas. O Bonito + também recebeu informações extraoficiais de que outros locais foram alvo dos estelionatários.

A clonagem do aplicativo de mensagem visa o crime de estelionato usando o nome da pessoa clonada. Os interlocutores mandam mensagens para pessoas próximas em nome da vítima, pedindo dinheiro emprestado, ou coisa semelhante.

A reportagem procurou a Polícia Civil de Bonito para saber se há registros oficiais e aguarda resposta.

Notícias Relacionadas

Governo de MS decreta situação de emergência ambiental devido a falta de chuva

Governo também lançou a campanha anual de prevenção e combate a incêndios florestais, que tem na comunicação um de...