Câmara vota projeto de lei que declara as margens do Rio Formoso como área de interesse social

Últimas Notícias

Atualmente as margens do Rio são protegidas por decreto municipal

Uma iniciativa da vereadora Luísa Cavalheiro de Lima quer transformar em lei o decreto municipal nº 38, de 7 de março de 2018, sobre a preservação das margens direita e esquerda do Rio Formoso, da nascente a sua foz. O projeto de lei será votado na sessão desta segunda-feira (14) da Câmara Municipal e objetiva tornar definitiva a medida de proteção o rio, que é considerado o principal do turismo na cidade.

A iniciativa de transformar o decreto em lei surgiu após o prefeito da cidade, Josmail Rodrigues revogar o documento e com isso autorizar uma série de atividades que foram consideradas, por ambientalistas locais, como nocivas ao rio, entre elas a possibilidade de retirada de água por parte da empresa de saneamento, para abastecimento da cidade. Com a polêmica, o prefeito voltou atrás na decisão, afirmando que a revogação do decreto era um equívoco e que trabalharia numa forma de transforma-lo em lei, para garantir a seguridade do mesmo.

“O projeto tem o mesmo teor do decreto, a única diferença é que o decreto pode ser derrubado a qualquer momento, como aconteceu, já a lei tem que passar pela Câmara, então tem todo um trâmite, envolve mais pessoas em um decisão”, detalha Luísa

O projeto de lei declara as margens do Rio Formoso – desde a nascente até a sua foz no Rio Miranda – área de interesse social. Com isso fica proibida a retirada de água em escala mecânica ou o desvio o leito para qualquer fim, até mesmo o abastecimento urbano, formação de lagoas artificiais ou uso em propriedades rurais.

Ao todo são 353 áreas demarcadas pelo Projeto Formoso Vivo, em 2008 e feições dignas de proteção ambiental. Na justificativa do projeto de lei a vereadora também lembra que nos últimos anos o Rio Formoso vem sofrendo com desmatamento da vegetação ciliar e com as drenagens, o que reflete na redução da capacidade de armazenamento, no volume à na qualidade de água na microbacia hidrográfica do rio, que é o principal de Bonito.

O turvamente frequente do rio é consequência da situação narrada pela vereadora. “A agricultura e a pecuária, bem como, o ecoturismo são as atividades econômicas que alicerçam a economia na cidade de Bonito e em geral os atrativos turísticos estão associados às águas cristalinas dos rios da microbacia do Rio Formoso e para a manutenção desse processo é fundamental conservar os banhados desse rio”.

Notícias Relacionadas

Governador anuncia novos secretários que farão parte do primeiro escalão

O governador Eduardo Riedel anunciou os novos secretários que farão parte do primeiro escalão da gestão estadual. O empresário...