Aos 75 anos, Jardim vive a experiência de ser comandada por mulheres

Últimas Notícias

Jardim completa hoje, 14 de maio, 75 anos de história e pela primeira vez, sob o comando de uma mulher. Dra. Clediane Matzenbacher é primeira prefeita eleita no município e além dos desafios de gerir em meio a um cenário historicamente masculino, ainda enfrenta a pandemia do Coronavírus como cidade-polo na microrregião do Sudoeste.

O tema de aniversário da cidade deste ano é “Orgulho de ser jardinense” e a homenagem do Bonito Mais ao município vai através da história da prefeita, que é filha da terra e tem levado o nome de Jardim por além das fronteiras da cidade, justamente pelo protagonismo feminino no município.

Filha de pais humildes, Clediane é nascida e criada em Jardim e é um exemplo de mulher batalhadora, que enfrentou os desafios até conseguir uma formação. Hoje é reconhecida como produtora rural, atua em atividades sociais com a Associação Laços de Maria e se destaca no cenário político da cidade.

“Toda minha vida lutei para ser protagonista da minha própria história. Fiz faculdade de Direito já casada e com meus filhos grandes. Fiz mestrado e doutorado ao mesmo tempo que trabalhava e cuidava da minha família. Eu vim de origem humilde e senti na pele o que muitas pessoas sentem hoje quando estão em escolas públicas ou postos de saúde e não são atendidas, ou são menosprezadas. Eu me vejo nessas crianças, eu me vejo nessas mães! Quero que essas crianças tenham oportunidades que graças a Deus eu tive para crescer, com educação transformando vidas. E é esse sentimento que me transborda para fazer a diferença. Todo avanço que conquistamos como gestão carrega esse sentimento de gratidão e de orgulho de ser jardinense”, declarou a prefeita.

Como primeira mulher a governar Jardim, fez questão de valorizar ainda mais o protagonismo feminino em sua administração, tendo 6 de 7 mulheres à frente das Secretarias. A única pasta administrada por um homem é a de Obras e Serviços Públicos, que tem como titular o vice-prefeito Geraldo Alencar.

Compõe as demais pastas a advogada Tâmara Sanches, como secretária de Governo; a enfermeira Janaina Willeman na Saúde; a vereadora Lizete Bazzo em Assistência Social, Trabalho e Habitação; a professora Jussara em Educação e Delaine Evangelista como titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Cultura.

O grupo montado pela prefeita apresentou os primeiros resultados na campanha de 100 Dias da administração. Entre os destaques está a Pasta de Saúde, com investimentos na aquisição de equipamentos, retomada as obras do Centro de Especialidades Médicas e do ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Vila Angélica;  reestruturação do atendimento Covid, sendo centralizado no

Hospital Marechal Rondon, construção do Centro de Hemodiálise, que será referência para os demais municípios do Sudoeste e aumento de mais de R$ 100 mil de investimentos na Farmácia

Na Educação, Jardim se destaca por ser um dos primeiros municípios da região a retomar com aulas semipresenciais na escola pública de Boqueirão. Também foram investidos na aquisição de dois ônibus novos, contratação de profissionais; compra de materiais de proteção contra Covid-19.

Em Desenvolvimento Econômico e Cultura já foram retomadas as atividades na Oficina do Osso e o município trabalha na elaboração do Voucher Turismo para atender o turismo de Jardim, aumentando a capacidade de atendimento e investimento no setor. O município também está investindo em programas como Cidade Empreendedora, Patrulha Mecanizada mais atuante e “Crescer Brasil”, no qual foi contemplado com programa que beneficiará aproximadamente 110 famílias nos assentamentos Recanto do Rio Miranda e Guardinha, com objetivo de desenvolver as cadeias produtivas nos assentamentos levando independência financeira para as famílias.

O município também realiza ações de limpeza dos Mutirões do Entulho, bem como projetos de recapeamentos de vias urbanas.

 

Notícias Relacionadas

Bonito amanhece encoberto de fumaça e causa pode ser incêndio no Pantanal

Uma nuvem de fumaça e muita fuligem estão sendo percebidos por moradores de Bonito (MS) desde o final da...