Viveiro Municipal de Bodoquena oferece 40 espécies de plantas nativas para doação

Últimas Notícias

Na Rua Sebastião Raimundo de Barros, em Bodoquena, existe um espaço destinado a criação de 40 espécies de plantas nativas. É ali que as mudas destinadas a reflorestar áreas degradadas e trazer a flora de volta a cidade, nascem e fortalecem. Todos os dias, as portas do Viveiro Municipal de Bodoquena se abrem para aqueles que desejam replantar as árvores na região.
O Viveiro faz parte de um projeto da Prefeitura, realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, para incentivar o plantio e a recuperação de áreas degradadas no município.
Entre as plantas estão espécies nativas da flora local, que podem ser usadas para recuperação da mata e para plantio em calçada na área urbana. Variedade que vai desde árvores frutíferas (goiaba, mamão, pinha e araçá) até espécies florais como pata-de-vaca, dama-da-noite e ipês brancos e amarelos.
No local, as mudas são fortalecidas e quem deseja plantar uma delas, ainda recebe orientação sobre a melhor maneira para se fazer isso e sobre o manejo de tratos culturais. “Quando a demanda chega, analisamos o local e a necessidade. E assim oferecemos a espécie mais adequada para plantio na referida área” explica o Engenheiro Ambiental Danilo Angelo.
Além de serem destinadas para doação, as mudas também são ultilizadas na arborização em praças, passeios públicos, matas ciliares e nascentes de Bodoquena. Para solicitar uma muda é necessário procurar a Secretaria de Turismo, por meio do Departamento da Meio Ambiente, que funciona das 07h às 13h.

Notícias Relacionadas

PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória

A PMA (Polícia Militar Ambiental) começa nesta quinta-feira (28) a Operação Semana Santa, com reforço da fiscalização nos rios...