Em MS pesca do Pintado continua liberada, informa PMA

Últimas Notícias

Desde julho, o pintado foi incluído pelo Ministério do Meio Ambiente, na lista de animais ameaçados de extinção, o que tornou sua pesca foi proibida em todo o Brasil, mesmo na atividade do “pesque e solte”. A determinação começa a valer no país nesta segunda-feira, dia 5 de setembro, mas em Mato Grosso do Sul essa data foi prorrogada, como explica a PMA (Polícia Militar Ambiental).

Para entender, é preciso explicar o motivo da proibição no Brasil. Depois de uma análise técnica do ICMBio  (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que usa, inclusive, critérios internacionais, foi confirmado o risco de extinção da espécie nos rios do país. Por isso a nova determinação.

A medida causou críticas de setores que defendem que entendem que o Pintado é importante para economia e turismo de alguns estados. Foi o caso de Mato Grosso do Sul, onde a espécie é mais comercializada.

Na tentativa de reverter a situação, o governo do Estado enviou documentos ao Ministério de Meio Ambiente com pesquisas e estudos técnicos, indicando que o Pintado não se encontra em vulnerabilidade aqui. Diante disso, foi publicada a prorrogação da “Instrução Normativa” que instituiu a proibição pelo prazo de 90 dias.

Agora, em Mato Grosso do Sul, a data para a proibição é 5 de dezembro de 2022.

A expectativa é que nesse tempodesta seja permitida a continuação da avaliação, com base nos dados já enviados ao Ministério, para a possível retirada de Mato Grosso do Sul da lista de estados com proibição da pesca da espécie.

Até lá, a captura do peixe continua liberada em nossas bacias, como explica o tenente-coronel José Carlos Rodrigues no vídeo abaixo:

O Pintado pode ser encontrado em grandes bacias, como São Francisco, Paraná, Paraguai e Uruguai e é comum vários países da América do Sul, além do Brasil.

Notícias Relacionadas

PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória

A PMA (Polícia Militar Ambiental) começa nesta quinta-feira (28) a Operação Semana Santa, com reforço da fiscalização nos rios...