Monitoramento revela pouco animais mortos pelo fogo em região de banhado em Bonito

Últimas Notícias

O monitoramento de fauna na região do banhado do Rio da Prata, que foi recentemente atingida por um incêndio de grandes proporções, devastando cerca de 4 mil hectares, mostra que poucos animais foram vitimados pelo fogo e que algumas espécies já voltaram a habitar o local. As informações são da GRETAP-MS (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), que esta na região desde o início da semana realizando o trabalho.

Conforme divulgado no grupo Unidos da Serra da Bodoquena, nas áreas afetadas pelo fogo, permaneceram grandes fragmentos de áreas verdes não afetadas, que possivelmente foram utilizadas como refúgio para os animais.

“Nossa equipe encontrou diversos rastros, trilheiros em direção a essas áreas e a maioria dos avistamento foram feitos próximos, além de a área afetada pelo fogo não ter pontos em que os animais ficassem encurralados”, detalhou uma das representantes ao grupo.

Também conforme relatório da equipe, está sendo realizado um trabalho de busca ativa em todos as áreas afetadas pelo fogo com apoio da PMA e dos proprietários, principalmente na região de Jardim. “Estamos encontrando diversos animais já em deslocamento pelas áreas afetadas pelo fogo, mas nenhum animal foi necessário uma intervenção, pois estão todos atentos, escore bom e sem nenhum problema para deslocamento, lembrando que nossa equipe é composta por Biólogo, veterinária e técnicos de campo”, acrescentou.

Relato de outro membro do grupo destacou que a situação é oposto do que foi visto no Pantanal no ano passado. “Felizmente a gente não encontrou uma grande quantidade desses animais ainda, a gente encontrou rastros de alguns, mas de animais que estão saudáveis e já fazendo uso das áreas queimadas, algumas pegadas de anta, veado, queixada, mas de impacto visual de animais mortos, como a gente teve no Pantanal, ainda está longe disso”.

Notícias Relacionadas

PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória

A PMA (Polícia Militar Ambiental) começa nesta quinta-feira (28) a Operação Semana Santa, com reforço da fiscalização nos rios...