Castramóvel de Bonito: atendimentos devem começar no final de setembro, com até 15 gatos por dia 

Últimas Notícias

A unidade de Castração Móvel de Bonito deve iniciar os atendimentos a partir da segunda quinzena de setembro, após assembleia para aprovação do projeto pelo Conselho de Medicina Veterinária. A expectativa é de que 10 a 15 gatos machos sejam castrados por dia no Castramóvel, que foi instalado em um espaço anexo ao Estádio Municipal Aureste Felix Garcez.

“Estão faltando alguns itens no Castramóvel. A gente fez o pedido, vai chegar daqui uns 20 dias, aí na segunda sexta-feira de setembro (10) terá a assembleia do Conselho para aprovação do projeto. Provavelmente no final de setembro ou início de outubro começamos os atendimentos. Como vamos funcionar das 7h as 13 horas, e o processo de castração do felino macho é simples, acredito que possamos fazer entre 10 e 15 animais por dia”, detalhou a veterinária responsável pela unidade, Nathaly Martins

O Castramóvel de Bonito foi oficialmente entregue na manhã desta quinta-feira (26), em ato simbólico com a presença do deputado estadual e veterinário Márcio Fernandes, responsável por disponibilizar parte da verba para aquisição do veículo, autoridades locais e tutores que realizaram o pré-cadastro para castração dos 100 primeiros animais.

“Quando a gente oferece esse serviço gratuito é porque entendemos que está relacionado a saúde pública. Um animal abandonado não recebe vacina e facilmente adquire uma doença, que certamente será uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para o homem, e consequentemente isso vai sobrecarregar o sistema de saúde, então o único jeito de eliminar as doenças é o controle de natalidade de animais através da castração gratuita”, detalha Marcio Fernandes.

Para Rayssa Ferreira, 16 anos, que conseguiu cadastrar seus dois gatos entre os 100 primeiros animais, a castração representa segurança. “Os meus gatos saem de mais para a rua e voltam machucados. Como eu já tive um gato que foi castrado antes e sei que depois do procedimento isso acaba, eu fiz questão de vir. Eu tenho muito medo de perder eles e também não quero que contribuam para o aumento de animais abandonados, por isso esse serviço gratuito é muito importante”, comentou.

As castrações serão iniciadas por felinos machos e na sequencia as fêmeas. “A espécie canina por enquanto não está inclusa, devido ao pós-operatório que é mais complicado”, acrescentou a veterinária.

Cadastros – Inicialmente o Castramóvel ficará instalado em espaço anexo ao Estádio Municipal Aureste Felix Garcez, na vila Marambaia. Assim que iniciar os atendimentos, o espaço ficará aberto, de segunda a sexta-feira, das 7h as 13 horas, para atendimento dos animais e cadastros.

Após o cadastro, a equipe responsável pela unidade irá realizar o agendamento da castração e informar a data por telefone. Incialmente serão atendidos apenas gatos machos, maiores de 5 meses, em bom estado de saúde. “O animal precisa estar saudável para ser castrado. Um gato que esteja com anemia, ou alguma sarna, por exemplo, ele não pode passar pelo procedimento”, finalizou Nathaly.

O RGA é como se fosse a identidade do animal e foi entregue para os 100 tutores cadastrados nessa primeira etapa

Castramovel

O Castramóvel foi licitado em maio de 2020, tendo como vencedora do pregão a empresa M.W.D. Negócios e Soluções Eirelli. O trailer, com o toda a estrutura necessária para o procedimentos, custou R$ 119 mil. Parte do valor foi disponibilizado por emenda do deputado estadual Márcio Fernandes, que tem participado do desenvolvimento do projeto desde o início e o restante foi custeado pela Prefeitura de Bonito.

A unidade recebeu o nome do ex-vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e veterinário especialista em Saúde Pública, Luiz Eugênio de Miranda Sá, que foi um dos precursores do projeto, em 2017, intermediando as conversas entre a comunidade protetora dos animais e o Executivo Municipal. O veterinário também foi um dos primeiros voluntários da ONG “Abrigo dos Bichos”, atuante principalmente na conscientização do tratamento de animais com leishmaniose. Ele faleceu em outubro de 2019.

A unidade conta com mesa cirúrgica, kit cirúrgico completo para castração, monitor multiparâmetro, estufa para esterilização e secagem, bomba aspiradora cirúrgica, balança, toldo retrátil, ar condicionado, rede elétrica e hidráulica, frigobar, notebook, gaiola removível, manta térmica, válvula para expiratória para anestesia e válvula redutora para cilindros de oxigênio.

Notícias Relacionadas

Vacinação contra a gripe é liberada para todas as faixas etárias a partir de 6 meses de idade

O Ministério da Saúde liberou para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade a vacinação contra...