Curso de resgate de fauna tem participação de militares e comunidade em Bonito

Últimas Notícias

O Instituto Raquel Machado, que desenvolve projetos de proteção ambiental relacionada à fauna silvestre e  o Grupo de Resgate Técnico Animal (GRETAP), iniciaram nesta segunda-feira (8) o curso de Resgate de fauna no Teatro de Arena do Aquário Natural de Bonito.

O curso tem duração de dois dias e conta com a participação de Policias Militares Ambientais de Bonito e Jardim e de representantes da sociedade civil organizada, entre eles do grupo Unidos da Serra da Bodoquena, que atuam na linha de frente de causas ambientais na região.

As palestras abordam temas como identificação e resgate de animais silvestres, tipos de equipamentos de contenção, resgates urbanos, resgate de filhotes e primeiros socorros  e transportes de animais silvestres vítimas de incêndio florestais e são lideradas pelo Dr. Jorge Salomão, veterinário responsável pelo Mantenedor do Instituto Raquel Machado e também pela Ampara Silvestre.

O veterinário foi responsável pelo resgate de vários animais queimados no ano passado no Pantanal. Além dele, o curso conta com a colaboração da veterinária e bióloga Paula Helena, professora na UCDB, responsável pelo Biotério, membro da Comissão Federal de Medicina Veterinária de Desastres e preside a Comissão Estadual e coordenadora do GRETAP (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal).

O curso tem como parceiros o grupo Unidos Serra da Bodoquena, Via fauna, Fundação Neotrópica do Brasil, Ampara Silvestre e Rede Pro UC e faz parte do projeto ‘Bonito não atropela’, que também está auxiliando o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul em ações de mitigação nas estradas e rodoviais estaduais.

Notícias Relacionadas

PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória

A PMA (Polícia Militar Ambiental) começa nesta quinta-feira (28) a Operação Semana Santa, com reforço da fiscalização nos rios...