Prefeitura de Bonito busca abertura da Gruta Nossa Senhora Aparecida

Últimas Notícias

Caso consiga a cessão da área por parte da SPU, município ficará com quatro grutas abertas para visitação

A Prefeitura de Bonito tem trabalhado em tratativas junto ao Governo do Estado e a União para formalizar a cessão da área onde está localizada a Gruta Nossa Senhora Aparecida, com objetivo de abrir o local para visitação.

As Grutas do Lago Azul e Nossa Senhora Aparecida, por sua beleza e características notáveis enquanto monumentos naturais, foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1978, nos termos do Decreto-Lei no 25, de 11 de novembro de 1937 que estabelece como bens sujeitos à proteção federal todos aqueles que se destacam pelo seu caráter singular e memorável.

Conforme a Constituição Federal as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos do Brasil são bens da União. Em 1990, por meio do Decreto Federal 99.556 as cavidades naturais subterrâneas ganharam a condição de “patrimônio cultural brasileiro”.

O prefeito Josmail Rodrigues, acompanhado da secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Juliane Salvadori, conversou com a coordenadora da SPU/MS, Josiane Barbosa de Matos, no final de abril para discutir os detalhes da cessão. O deputado estadual Paulo Corrêa também esteve presente e desempenhou um papel importante na articulação do processo, demonstrando apoio à iniciativa

O governador Eduardo Riedel também deu aval para que o Governo Federal, por meio da SPU, faça a cessão do espaço para o município de Bonito. Com isso, Bonito ganhará sua quarta gruta aberta à visitação, ampliando ainda mais o potencial turístico da região.

A Gruta Nossa Senhora Aparecida se junta aos demais atrativos naturais de Bonito, enriquecendo a oferta turística e promovendo o desenvolvimento econômico local. A previsão de abertura da Gruta é de até três (03) anos, com administração da Prefeitura de Bonito.

Notícias Relacionadas

De picanha a chocolate, homem é preso por furto a supermercado em Bonito

A Polícia Militar de Bonito prendeu um homem por furto de produtos alimentícios de um supermercado do município. Entre...