Após reação da comunidade, prefeito diz ser equívoco decreto que flexibiliza regras de preservação do Formoso

Últimas Notícias

Uma publicação do Diário Oficial dos Municípios desta quinta-feira (8) revogando o decreto nº 38, de 7 de março de 2018, que declara área de interesse social as margens direita e esquerda do Rio Formoso, da nascente a sua foz, gerou revolta entre os moradores de Bonito. Entre outras determinações, o novo documento autorizaria a empresa de saneamento a retirar água do rio para abastecer a cidade. O decreto é assinado pelo prefeito Josmail Rodrigues, que em áudio compartilhado pelo Whats App, afirmou ter sido um equívoco.

O primeiro documento tem como objetivo proteger as margens e as áreas de banhado do Rio, que é um dos principais do município e tem sido ameaçada com a supressão ou substituição de parte da vegetação e drenagens. Conforme descrito, essas ações contribuem para a diminuição da capacidade de armazenamento de água e, consequentemente, as alterações mais drásticas e rápidas no volume e na qualidade da água da microbacia hidrográfica do Rio Formoso.

Após reação da comunidade, o prefeito compartilhou um áudio afirmando ter sido um equívoco. Na mensagem, Josmail explica que estava fora da cidade durante todo o dia e que na manhã desta sexta-feira (9) será publicada a revogação do mesmo.

O prefeito também fala em pedir apoio do promotor Alexandre Estuque para elaboração de um projeto que viabilize retirar água do Rio Miranda para abastecer a cidade.

Decreto nº 038 – Declara Área de Interesse Social Margens Rio Formoso Versão Atualizada

http://diariooficialms.com.br/media/47363/2822—08-04-21.pdf

Notícias Relacionadas

Motorista bêbado tenta atropelar policiais após fuga em alta velocidade pelo centro de Bonito

Um homem de 21 anos foi preso na madrugada desta quinta-feira (13) após quase atropelar equipe da Polícia Militar...