Riedel se reúne com ministra europeia e fala de projeto de carbono neutro em MS

Últimas Notícias

A equipe de transição do governador eleito em Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, se reuniu nesta quarta-feira (30) com a ministra conselheira Ana Beatriz Martins – chefe da delegação adjunta da União Europeia no Brasil desde 2019 – para discutir sobre sustentabilidade e meio ambiente. Um dos temas conversado foi como transformar o Estado em território de carbono neutro, projeto que começa justamente em Bonito.

O encontro aconteceu na sede de trabalho da equipe de transição, em Campo Grande. A sustentabilidade e o meio ambiente, alinhados com o desenvolvimento de MS, foram o alicerce da reunião.

Entre os pontos destacados pelo governador eleito, está a intenção em transformar Mato Grosso do Sul em território de carbono zero até 2030. “Temos condições mais favoráveis para isso, e vamos trabalhar ações de gestão do nosso território tendo sempre essa visão de sustentabilidade. E é do nosso interesse, enquanto Estado, estreitar relações com a comunidade europeia”, destacou Riedel.

O secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), acompanhou a reunião de destacou que Bonito, considerada nacionalmente a capital do ecoturismo, deve ser a primeira cidade do Estado livre de carbono.

Em dezembro do ano passado, Bonito recebeu o primeiro avião com emissão neutra de carbono. O voo da GOL Linhas Aéreas saiu de Congonhas (SP) para o município com mais de 138 passageiros.

Fotos: Saul Schramm

Além dele, o adjunto da secretaria, Ricardo Senna e o governador Reinaldo Azambuja participaram do encontro. “O nosso programa Carbono Neutro tem vários eixos. Seremos o 1° estado do Brasil a neutralizar as emissões dos gases causadores do efeito estufa”, pontou Reinaldo.

A ministra, que tem cidadania portuguesa e alemã, está em Campo Grande para participar de um fórum de instituições de fomento à pesquisa e elogiou a meta estipulado pelo governo. Ela classificou MS como o “estado mais ousado do Brasil” na questão e também citou proposta de transformação digital da administração.

Notícias Relacionadas

PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória

A PMA (Polícia Militar Ambiental) começa nesta quinta-feira (28) a Operação Semana Santa, com reforço da fiscalização nos rios...