Campanha quer ensinar população a reciclar em 4 anos

Últimas Notícias

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito lançou a campanha “Bonito é Reciclar”, de 2021 a 2024, com o objetivo de incentivar a separação, coleta e comercialização de resíduos recicláveis em Bonito. A campanha terá maio como o mês principal, em alusão ao Dia Internacional da Reciclagem, celebrado em 17 de maio.

Neste ano as ações começam na segunda-feira (17) com a coleta de resíduos perigosos nos bairros da cidade. Neste grupo encaixam-se pilhas, baterias, equipamentos eletrônicos, remédios vencidos, entre outros.

Também estão previstas ações de orientação e acompanhamento de implantação de compostagem nos Atrativos Turísticos, em especial no Balneário Municipal Rio Formoso; visitas de orientação e educação ambiental aos grandes geradores de resíduos (meios de hospedagem, atrativos turísticos, supermercados e comércio) com representantes da Cooperativa de Catadores do Paraíso Bonito; divulgação da Agenda da Reciclagem, com contatos dos empreendedores que coletam recicláveis na cidade e agradecimento e comemoração do Dia do Gari, dia 16 de maio.

Reciclar alguma coisa quer dizer dar novo uso para algo que já foi usado em seu primeiro ciclo de vida, ou seja, o item já cumpriu com seu primeiro objetivo de criação, como por exemplo uma embalagem de tetra pak e, a partir da reciclagem torna-se matéria-prima para novas caixas de papelão. Este é um dos maiores desafios da humanidade neste momento, estender o ciclo de vida de todos os produtos fabricados, através da reciclagem e do reaproveitamento.

A Secretária da SEMA, Ana Cristina Trevelin, afirma ainda que Bonito conta hoje com 14 empreendedores formais e informais que atuam na coleta e comercialização de resíduos recicláveis (plástico duro, pet, papel, alumínio, ferro, papelão, óleo e rejeitos bovinos), somando mais de 50 pessoas que atuam na economia circular do município. “Essas empresas e empreendedores recolhem e comercializam mais de 100 toneladas por mês de resíduos, diminuindo a pressão ambiental sobre o Aterro Consorciado em Jardim/MS (local de destino dos rejeitos de Bonito/MS), além diminuir os custos municipais com frete e destinação”.

A logo da campanha e toda a comunicação visual foi uma doação de Neo Ávila, da empresa Neo Branding (@neoavila), uma amostra do poder que a comunidade tem para construir um novo mundo, a partir de parcerias e construções colaborativas. A Prefeitura Municipal agradece a ele e a todos os parceiros que se apresentarem na busca pela redução do consumo, reutilização dos recursos e reciclagem.

Notícias Relacionadas

Mulher morre após cair de bicicleta elétrica e bater a cabeça

Um acidente de trânsito tirou a vida de Juliana Balta, 35 anos, na noite do último sábado (4), na...