Novo decreto libera comércio e atividades turísticas em Bonito

Últimas Notícias

A partir desta sexta-feira (25) as atividades turísticas e o comércio voltam a funcionar em Bonito. As novas medidas foram publicadas em decreto municipal na tarde está quinta-feira e estipulam as regras para a retomada gradual da cidade, que está na bandeira vermelha – alta risco de contaminação do coronavírus – segundo o Prosseguir.

O novo decreto foi publico após o Governo do Estado revogar as restrições a nível estadual e autorizar que cada município determine as medidas de enfretamento ao coronavírus.

Com isso, a partir de amanhã atrativos turísticos, agências e todo o comércio da cidade podem voltar a funcionar. No entanto, as medidas de biossegurança devem ser seguidas à risca, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. O toque de recolher passa a ser entre às 21 horas e a 5 horas.

Restaurantes podem trabalhar com modalidade “la carte”, “delivery” e pegue e leve, além do sistema buffet. Além disso, os locais podem usar 50% das calçadas para acomodar os clientes.

Os bares retomam as atividades. Também volta a ser autorizada música ao vivo nos estabelecimentos, com a condições de ser apenas dois artistas e que eles mantenham distância do público. Em contrapartida, a realização de festas e shows, a abertura de boates e casas noturnas, o funcionamento de feiras e exposições, congressos e seminários, parques de diversão temáticos e clubes de serviço e lazer estão proibidos.

No caso das agências de turismo, as regras de funcionamento são definidas pelo protocolo de biossegurança apresentado pela Associação Bonitense das Agências de Ecoturismo, a ABAETUR. Hotéis, pousadas, pensões, campings, casas de aluguel e todos os meios de hospedagem cadastrados em plataformas digitais podem operar com capacidade de 70% de clientes.

A entrada de transportes coletivos na cidade também está liberada. Assim como embarque e desembarque na Rodoviária e no Aeroporto, mas com acesso escalonado. Além disso, as igrejas do município podem funcionar com 50% da capacidade, seguindo medidas de biossegurança e a limpeza do local.

O decreto também determina a volta as aulas presenciais na rede de ensino particular, mas mantém a suspensão do ensino presencial por tempo indeterminado nas escolas do município. Nessas escolas as aulas continuam remotas.

Por fim, o decreto prevê multa de até R$ 10 mil para quem descumprir o decreto. Apesar da venda de narguilé ser liberada, o uso em locais públicos, assim como rodas de tereré, estão sujeitos a pena.

Notícias Relacionadas

Vacinação contra a gripe é liberada para todas as faixas etárias a partir de 6 meses de idade

O Ministério da Saúde liberou para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade a vacinação contra...