Escolas Municipais participam de concurso do programa ‘De Olho no Óleo’

Últimas Notícias

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa de saneamento básico “Ambiental MS Pantanal”, por meio do programa de Educação Ambiental, promoveu um concurso de arrecadação de óleo de cozinha usado, com os alunos do 5º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, das escolas urbanas e rurais. O objetivo era disseminar e fortalecer a campanha “De Olho no Óleo”, mostrando qual é destinação correta do óleo de cozinha.

No total, as turmas participantes do concurso arrecadaram 445,50 litros de óleo usado de cozinha que, recolhidos pelo caminhão de Coleta Seletiva, foram levados para a Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) da cidade. Todo o óleo foi doado para a Cooperativa de Catadores de Bonito, grupo responsável pelo processo de reciclagem dos resíduos da nossa região, para que deste modo eles possam revender o material coletado e gerar um complemento de renda para as suas famílias.

Neste sentido, as turmas que mais arrecadaram óleo foram:

1º lugar – 5º ano da Escola Municipal Rural Profº Francisco Anísio Corrêa Ferreira (Águas do Miranda) com 132 litros arrecadados;

2º lugar – 5º ano “A” da Escola Municipal João Alves da Nóbrega com 105 litros arrecadados;

3º lugar – 6º ano “C” da Escola Municipal Profª Durvalina Dorneles Teixeira com 76 litros arrecadados.

Escolas Municipais participam de concurso do programa 'De Olho no Óleo'

Sobre as premiações, informamos que a turma ficou em 1º lugar ganhou um Day-use com refeição inclusa na área recreativa do Zagaia Eco Resort, com acesso em todas as piscinas e jogos do local. A turma que ficou em 2º lugar irá visitar o Abismo Anhumas, uma das cavernas mais conhecidas da região e os alunos da turma do 3º lugar irão conhecer a Gruta do Lago Azul, carro-chefe dos atrativos de Bonito, responsável por guardar a Preguiça-gigante, monumento pré-histórico recém descoberto.

“Por fim, gostaríamos de parabenizar todos os participantes do concurso pela dedicação em coletar todo o óleo que seria, eventualmente, descartado de maneira incorreta em nosso sistema de saneamento básico, assim como gostaríamos de parabenizar a dedicação dos professores que acolheram o Programa de Educação Ambiental como parte do trabalho que já executam nas escolas da nossa cidade, dedicando assim um precioso tempo para orientar todos os alunos participantes de modo a chegarmos nossos resultados que divulgamos hoje”, destaca a secretária Ana Trevelin.

A secretária também reforça o agradecimento aos gestores do Abismo Anhumas e do Zagaia Eco Resort pela disponibilização em acolher os vencedores deste concurso. “A SEMA considera importante a aproximação destes jovens e crianças com as belezas naturais que nos cercam, gerando assim um sentimento sensível ao nosso meio ambiente de modo que os mesmos não só criem o vínculo afetivo de pertencimento com o seu entorno como também se tornem defensores das práticas sustentáveis que fortalecem o equilibro socioambiental das comunidades formam a cidade de Bonito”, complementa.

A campanha “De Olho no Óleo” segue em curso, podendo qualquer um descartar o óleo de cozinha utilizado nos ecopontos localizados em todas as escolas municipais e nos seguintes mercados e supermercados: Santos, Peres, Pluma e Rincão Atacadista. Lembrando que é importante que o óleo não seja despejado no tambor, devendo o cidadão descartá-lo dentro de um recipiente para facilitar o manuseio dos nossos trabalhadores da Coleta Seletiva.

Escolas Municipais participam de concurso do programa 'De Olho no Óleo'

Notícias Relacionadas

Vacinação contra a gripe é liberada para todas as faixas etárias a partir de 6 meses de idade

O Ministério da Saúde liberou para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade a vacinação contra...