Governador destaca iniciativas para preservar meio ambiente e conquistar o status Carbo Neutro

Últimas Notícias

Com iniciativas para incentivar o uso de energias não poluentes e fazer o tratamento de todo o esgotamento sanitário de Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja assistiu nesta terça-feira (25) a 4ª edição do Cidadão Global e voltou a reafirmar a meta de tornar o Estado Carbono Neutro.

“O centro das discussões é a criação de plataformas pelos governos para reduzirmos drasticamente as emissões dos gases de efeito estufa. Este é um dia extremamente importante porque isso aqui está sendo divulgado no Brasil e em todo o mundo e tanto o Jaime [Verruck, secretário] quanto nós do Governo temos uma grande iniciativa que é o Estado Carbono Neutro, para neutralizar as emissões em Mato Grosso do Sul e, para isso, nós dependemos de políticas públicas e do setor privado também”, afirmou o governador.

Entre as medidas tomadas por Mato Grosso do Sul nos últimos anos estão a Parceria Público-Privada de Esgotamento Sanitário que vai universalizar o serviço até 2031, além de incentivos para o uso de energia limpa como a isenção de ICMS para a importação de equipamentos usados para captação e geração de energia solar; isenção de compensação ambiental para a geração de energia fotovoltáica; e priorização da energia solar na liberação de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

Nesta edição, o Cidadão Global contou com palestrantes como o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore; o presidente do Banco Santander no Brasil, Sérgio Rial; e o ex-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Luis Alberto Moreno. O secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) acompanhou o evento ao lado do governador.

Reinaldo Azambuja participará ainda do encontro “Governadores pelo Clima” e, na semana do Meio Ambiente, fará lançamento de um pacote de medidas sustentáveis.

Fonte: Portal do MS

Notícias Relacionadas

Governo de MS decreta situação de emergência ambiental devido a falta de chuva

Governo também lançou a campanha anual de prevenção e combate a incêndios florestais, que tem na comunicação um de...