Fogo no Morro do Mateus destrói mirante e moradores fazem força-tarefa para conter incêndio

Últimas Notícias

Um foco de incêndio no antigo mirante do Morro do Mateus envolveu mais de 20 moradores de Bonito, entre guias de turismo e populares para ajudar a conter o fogo na noite desta quarta-feira (7). Imagens mostram as escadarias de madeira do mirante incendiadas e conforme informações dos responsáveis do local, há suspeita de que o fogo tenha sido ocasionado por bituca de cigarro, ou coisa semelhante.

Moradores da região do Portal do Rio Formoso foram os primeiros a perceberem os focos de incêndio e acionaram os proprietários do local, onde também está localizado o museu e a Gruta do Matheus. Acompanhado do guia de turismo Ramão Miguel, o responsável pela área Everlon Engel subiu o morro para localizar o local exato onde estava queimando. Paralelo a isso, moradores começaram a se mobilizar em grupos de mensagem para ajudar no combate ao fogo.

Após análise da situação, foi possível diagnosticar que o incêndio se concentrava no mirante e que ainda não havia se alastrado para a vegetação. Um grupos de aproximadamente 20 pessoas se formou e com auxilio de abafadores e bombas de água emprestadas do ICMBio, conseguiram isolar a área e não deixar que o fogo se espalhasse.

Devido a altura do mirante, foi necessário esperar as chamas diminuírem e com ajuda de alguns guias mais experientes no combate ao fogo, foi montado um cerco em torno do local, com limpeza da área, para garantir que não houvessem maiores incidentes.

O caminhão-pipa da Prefeitura foi ajudar, porém como o local do mirante é de difícil acesso, não foi possível auxiliar. “Os rapazes subiram com bombas de água nas costas mesmo e foram contendo do fogo como deu. Depois de limparem ao redor e apagar o fogo que estava mais baixo, eles chegaram a conclusão que seria necessário derrubar o mirante para apagar o resto das chamas. E foi graças a essa ajuda, esse envolvimento da comunidade, que conseguimos conter o fogo e evitar que se espalhasse por toda região”, detalha Luara Jacques.

O Corpo de Bombeiros de Jardim foi acionado para ajudar no combate ao incêndio, porém quando chegaram, por volta das 3 horas, o fogo já havia sido apagado. Os militares realizaram o trabalho de rescaldo e orientaram os proprietários a monitorarem o perímetro para ver se não surgirão novos focos.

Fogo era visto de longe devido a altura do Mirante

Notícias Relacionadas

PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória

A PMA (Polícia Militar Ambiental) começa nesta quinta-feira (28) a Operação Semana Santa, com reforço da fiscalização nos rios...