Rio sobe repentinamente e bombeiros são acionados para resgate preventivo de turistas

0
433
Screenshot

Por volta do meio-dia desta sexta-feira (2) o Corpo de Bombeiros de Bonito/MS recebeu uma solicitação informando a rápida elevação do nível do Rio Limoeiro, um rio de pequeno porte localizado na região da Serra da Bodoquena, área de trilhas de aventura e pontos de banho, próxima ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Devido às chuvas, o rio encheu de forma repentina, oferecendo risco aos grupos que realizavam a travessia durante o percurso. Por segurança, guias e operadores de turismo do atrativo — que atua com trilhas, caiaque e atividades de aventura — optaram por interromper a passagem e acionar os bombeiros de forma preventiva.

Uma equipe composta por quatro militares com equipamentos de salvamento, deslocou-se até o local. A região é de terreno bastante acidentado, com montanhas e acesso difícil, o que exigiu cautela e técnica adequada.

Foi montado um sistema de travessia com cordas, utilizando equipamentos específicos de salvamento aquático, já que não havia outra alternativa segura além da passagem pela água. Ao todo, 44 turistas e 4 guias foram conduzidos com segurança para o outro lado do rio.

A operação durou cerca de 4 a 5 horas, desde o deslocamento até a conclusão da travessia, considerando o acesso ao local e as condições do terreno. Apesar do susto, ninguém passou mal, todos estavam com acompanhamento de guias e utilizando equipamentos de segurança.

A ação reforça a importância da prevenção, do trabalho conjunto entre operadores de turismo e Corpo de Bombeiros, e do respeito às condições naturais da região.