“Lá vem a Bonita!”: dupla de palhaçaria Roda Riso apresenta espetáculo de rua em Bonito

0
24

Intervenção aberta ao público e gratuita acontece dia 21 de julho (segunda-feira), às 16h, na Praça da Liberdade.

A dupla de palhaçaria Roda Riso, formada por Greice Miotello (palhaça Gretta) e Allan Ortega (palhaço Billy), realiza em julho uma jornada de apresentações gratuitas do espetáculo de rua “Lá vem a Bonita!” por diversas cidades de São Paulo até chegarem ao Pantanal em Mato Grosso do Sul.

Sediado em Florianópolis/SC, o projeto sobe o mapa brasileiro para esticar sua lona em parques e praças de Carapicuíba, Campinas, Boa Esperança do Sul, Valparaíso, Araçatuba e Bonito.

Em Bonito, a apresentação acontece no dia 21 de julho (segunda-feira), às 16h, na Praça da Liberdade. Não é necessário retirar ingressos – a intervenção acontece em local aberto para todos que quiserem assistir.

“Lá vem a Bonita!” traz ao público a possibilidade de conhecer a palhaça Gretta e o palhaço Billy de uma maneira diferente: sobre quatro rodas! Neste espetáculo, a dupla percorrerá as ruas de cada cidade com sua van/motorhome, apelidada carinhosamente de Bonita – uma companheira de aventuras que já os levou para diversos lugares do Brasil, chegando até o Nordeste, e também nos vizinhos Uruguai e Argentina.

“Nosso projeto é um acontecimento diferente em um lugar comum”, explica Allan Ortega. “Além do poder da arte de estimular sonhos e criar fantasias, a gente também busca com os nossos trabalhos aliviar o estresse do público por meio do riso e da descontração e difundir cultura a uma parcela da população que não tem costume de consumir a arte circense da palhaçaria”.

O espetáculo “Lá vem a Bonita!” conta com direção de Ricardo Puccetti, membro do LUME Teatro (Campinas/SP) e uma das maiores referências no campo da palhaçaria de rua de todo o país.

O projeto “Intervenção artística Roda Riso: Circulação”, Pronac 221766, é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, através do Ministério da Cultura do Governo Federal, e patrocínio da Polico Alimentos.

“Lá vem a Bonita! Ela mesma, a casa rodante que abriga a palhaça Gretta e o palhaço Billy. Hoje, em passeio exclusivo pela cidade, dando seu ar da graça! Billy e Gretta a conduzem, a transformam em palco e cuidam bem dela. Um show itinerante de roda e de riso para toda a família. Lá vem a Bonita!”.

Uma van chamada Bonita, que se torna personagem no contato com uma dupla de palhaçaria, que têm vivências e habilidades múltiplas – tudo isso em movimento, pelas ruas da cidade, provocando curiosidade, risos e olhares atentos da população que transita em sua rotina.

Segundo Greice Miotello, a Bonita “é nosso motivo para a gente brincar juntos. Não existe uma dramaturgia, uma sequência lógica… a gente vai percorrendo a rua da cidade por um certo tempo junto com a van, fazendo nossa palhaçaria, nossos números individuais e coletivos, e vemos o quanto esta ação modifica o espaço. Um lugar comum que se torna palco, e depois que vamos embora, deixamos aquele rastro, uma memória marcada na mente e coração dos que nos viram passar”.

“A ideia é proporcionar ao público um encontro com Gretta e Billy e através da comicidade, descobrir novas maneiras de se olhar, e de olhar o mundo. Abrir novas possibilidades de existir neste espaço, pois muitas vezes, a rotina e o modo automático tomam conta das pessoas, condicionando como elas interagem com o ambiente e o outro”, explica o diretor artístico do espetáculo, Ricardo Puccetti.

O projeto une, na mesma ação teatral, o universo da palhaçaria e do teatro de rua. É um espetáculo, uma intervenção que democratiza e traz acesso à arte e à cultura para aquelas pessoas que normalmente não têm o hábito de frequentar um teatro. “O olhar do palhaço, da palhaça, cria novas formas de interação entre as pessoas. Permite a comunhão, o encontro humano e também faz com que a van deixe de ser um simples meio de locomoção para se tornar um personagem importante do espetáculo”, pontua o diretor.

São Paulo ao Pantanal

Esta é a primeira vez que o espetáculo será apresentado em São Paulo – e com o bônus de chegar ao Mato Grosso do Sul. “Ele foi concebido em Campinas, junto ao Ricardo no LUME Teatro, já o apresentamos em vários lugares de Santa Catarina, que é onde residimos, e agora ir para SP vai ser muito bom”, afirma Allan.

“Poderemos compartilhar com tantas pessoas que conhecemos e outras novas também. Queremos ver a reação do público paulista e de Mato Grosso do Sul, que é um Estado completamente novo para a gente”.

Para Greice Miotello, a possibilidade de se apresentar nas ruas e em contato com gente nova é um dos combustíveis que movem a Bonita rumo a novas aventuras. “Eu adoro teatro de rua, quanto mais para mim melhor. Viajar para outros Estados é muito bom, porque assim a gente pode ter contato com outras lógicas,outro tipo de público… conhecer as pessoas e ver como vão reagir. Estamos muito animados com isso!”

Mas para além do trabalho em si, a escolha do período de circulação se deu também pelas férias escolares de Maria Carolina, filha de Greice de 11 anos, que vai viajar junto a eles para reencontrar uma grande amiga que durante a pandemia do Covid-19 retornou à sua região de origem, em Araçatuba/Valparaíso. “Quando decidimos colocar o projeto em prática, a gente já aproveitou a oportunidade para que este reencontro acontecesse. É uma amizade bonita que resiste mesmo com a distância”, diz Greice.

Serviço

“Lá vem a Bonita!” | Espetáculo de rua com Roda Riso

Quando: 21/07 (segunda-feira), 16h

Onde: Bonito/MS | Praça da Liberdade (Rua Coronel Pilad Rebuá, s/n)