Quando o meio ambiente se transforma em beleza

0
72

É Bonito!

Por Tania Maria Pellin.

Diariamente descartamos imensurável quantidade de embalagens que poderiam ser reutilizadas. Pensando na sustentabilidade do meio ambiente e mananciais, a  turma do 9º ano do Colégio Honorato Jacques, nas aulas de Arte do Ano Letivo em curso, juntamente com a professora Regente da disciplina, Tania Maria Pellin, desenvolveram um projeto o qual visa reaproveitar materiais, trazendo vida e cor em um ambiente até então em desuso. Assim surgiu a ideia da criação do Jardim Honorato Jacques.

Para Manuel de Barros, a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças, nem barômetro, mas medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.  Assim está sendo, resolvemos transformar um pedaço de nosso colégio em encantamento e beleza. Para nossos alunos – jardim dos sonhos.

Os jardins são puro encantamento, ainda mais quando produzido em nós mesmos. Desde o Éden, os jardins nos encantam pela beleza das matas, flores, animais, águas e sons. Ao criar o Éden, Deus fez brotar da terra árvores agradáveis e boa comida, fez também a árvore do conhecimento do bem e do mal de onde saía um rio para regar o jardim (Genesis, 2: 8-10). Á época da chegada dos portugueses, de acordo com o escrivão da Armada de Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha, sinalizava atônito nossas belezas naturais, segundo ele “A terra é mui graciosa”., tão férteis eu nunca vi’.

Pero de Magalhães Gandavo, foi o primeiro português a escrever sobre esta terra, muito do que se conhece sobre o Brasil, foi escrito por ele em 1570, trata-se do Tratado da Terra do Brasil, onde Gandavo descreve as riquezas de nossa fauna, flora, frutas, costumes e sobre os nativos. Segundo ele “As águas que na terra se bebem são mui sadias e saborosas, por muita que se beba não prejudica a saúde da pessoa, a mais dela se torna logo a suar e fica o corpo desalivado e são. Finalmente que esta terra tão deleitosa e temperada que nunca nela se sente frio nem quentura sobeja” (GANDAVO). O autor retrata as coisas e belezas do Brasil, conforme já descrito na Carta de Caminha.

O jardim escolar tem como foco principal integrar diversas aprendizagens e recursos, encantamento, observação e pesquisa, exigindo reflexão diária por parte dos alunos e os demais entes envolvidos, a ser materializado no espaço escolar.

Podemos observar o antes e o depois, do espaço em desuso transformado em jardim.

É importante o comprometimento de toda comunidade escolar, pois o espaço de convivência e lazer,proporcionado pela jardinagem na construção do Jardim Escolar deve ter alcance geral de todos os entes responsáveis pela escola, afinal a educação ambiental, preservação e sustentabilidade devem ser encaradas comobem inalienável e garantia de futuro sadio a gerações vindouras.

De consistência firme por fora e cremoso por dentro, o brigadeiro é um dos doces mais apreciados pelo país a fora, na eleição presidencial de 1945, o Brigadeiro do Ar, Eduardo Gomes, concorreu a Presidência da República, sendo derrotado por Eurico Gaspar Dutra. Precisandoarrecadar fundos para a campanha, Eduardo Gomes contou com a colaboração da doceira Eloísa Nabuco de Oliveira para criar um doce que seria vendido para arrecadar fundos para a campanha.

O Nono Ano do Ensino Fundamental do Colégio Honorato Jacques, a fim de arrecadar fundos para o Jardim, produziu e vendeu brigadeiros nos limites da escola. Tudo sob a supervisão da professora mediadora e uma equipe de alunos empenhada no desdobramento do projeto. Os fundos arrecadados foram utilizados na compra de plantas ornamentais para apresentação do Jardim à comunidade escolar.

Transformamos arte em jardinagem, numa área em desuso pertencente à escola, porém apropriada para o cultivo de flores e folhagens, transformando-o em um espaço de contemplação, convivência e lazer, através de técnicas de jardinagem e cultivo.

Juntos promoveram a integração, interdisciplinaridade, convivência, e espírito de equipe na confecção de um jardim, construindo a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.

Convido a todos a visitarem o Colégio Honorato Jacques, e conhecer o espaço preparado com carinho e dedicaçãoJardins de graça e beleza, do Nono Ano, transformando o ambiente escolar. Cabe salientar que o Nono Ano contou com colaboração ativa do Sexto Ano do Ensino Fundamental, que desde o início também abraçou a ideia.

A todos e a todas nosso obrigado.

Concluímos um sonho! Que venham outros!