Estado adia início de medidas restritivas para domingo

Últimas Notícias

Municípios com bandeira cinza devem seguir toque de recolher as 20 horas

Atendendo pedido da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), a Secretaria de Estado de Saúde publicou nesta sexta-feira (11) decisão que adia por 48 horas os efeitos da reclassificação dos riscos epidemiológicos do Prosseguir. A nova categorização passa a ter validade a partir de domingo, dia 13 de junho.

Bonito, Bodoquena, Jardim, Miranda e Porto Murtinho entram para bandeira cinza, com risco extremo de contaminação, enquanto Guia Lopes e Nioaque receberam classificação vermelha. Conforme o novo decreto, que agora passa a ter caráter vinculativo, ou seja, o programa que antes recomendava, agora determina, e os municípios com a bandeira cinza poderão manter apenas os serviços considerados essenciais.

O novo documento também atualizou a lista de serviços por faixa de risco, considerados essenciais, não essenciais de baixo risco, não essenciais de médio risco, não essenciais de alto risco e não recomendados. As medidas entrariam em vigor já nesta sexta-feira (11), mas foram adiadas até domingo (13) a pedido dos municípios.

O secretário Geraldo Resende reconheceu o argumento de que os municípios não tiveram tempo suficiente para se programar e preparar a população para as novas medidas restritivas que estão sendo impostas.

“Por isso, mesmo ressaltando que a finalidade precípua [principal] da Secretaria de Estado de Saúde é sempre resguardar a saúde pública, não há como desconsiderar que os atos da administração têm impacto em diversos outros ramos, a exemplo da economia”, disse Resende.

De acordo com a reclassificação dos municípios, 43 passam para a bandeira epidemiológica cinza, de grau extremo, seguindo uma série de restrições, como toque de recolher às 20h e funcionamento apenas de serviços considerados essenciais.

Outras sete cidades foram classificadas na bandeira laranja (grau de risco médio) e 29 foram colocadas na bandeira vermelha (grau de risco alto).

Confira a decisão de adiar o início da reclassificação da situação epidemiológica na página 15 do Diário Oficial do Estado.

Notícias Relacionadas

Período de pré-matrícula da Rede Estadual de Ensino termina nesta quinta-feira

Etapa deve ser realizada pelos pais ou responsáveis e consiste no preenchimento de dados do aluno e seleção da...