Secretaria de Meio Ambiente pede doação de sementes frutíferas a comunidade

Últimas Notícias

A Secretaria de Meio Ambiente de Bonito iniciou uma campanha para arrecadação de sementes frutíferas com objetivo de fazer mudas para posteriores doações e projetos de recuperação de áreas degradadas. O foco são sementes de arvores nativas, como Pitanga, Acerola e Jabuticaba.

“Aceitamos doação de sementes frutíferas, quanto de espécies nativas. Além de trabalho de arborização urbana, a SEMA apoia com doações de mudas ações do IASB e também temos nossos próprios projetos de recuperação de áreas degradadas”, detalha Thyago Sabino de Morais, biólogo da Secretaria de Meio Ambiente.

Segundo o biólogo, essas árvores  são de espécies de pequeno e médio porte, assim diminui-se problemas estruturais como danos na rede elétrica e rede de esgoto. “Além de fazerem uma boa sombra e seus frutos atraem muito a avifauna e tem muitos benefícios para quem consome”.

O biólogo lembra que o cuidado e o cultivo são fundamentais para o desenvolvimento correto da espécie frutífera: “Estas espécies pelo seu porte não têm tantas restrições assim. Podem ser plantadas tanto na parte interna do quintal e também em frente às moradas. Importante o cuidado após o plantio e plantando em frente as residências se faz importante a manutenção, controle com podas para ornar a árvore e mantê-la sempre em um padrão adequado para que não ofereça risco ou dano às estruturas e pessoas que por ali vivem e/ou passam”, finalizou.

Quem puder colaborar na doação das sementes, seja qual for a espécie, pode fazer a doação na Secretaria de Meio Ambiente ou diretamente no Viveiro Municipal. As mudas produzidas no viveiro também estão disponíveis a doações onde o cidadão pode ir até a SEMA, realizar uma solicitação da muda desejada e depois fazer a retirada da mesma no viveiro municipal;

Endereços;

SEMA: Rua, Quinze de Novembro, N.º  415 – Rincão Bonito.

Telefone: (67) 3255-3316

Viveiro Municipal: R. Cândido Luiz Braga, sem número, Rincão Bonito.

Ponto de referência: Atrás do Ginásio de Esportes.

Notícias Relacionadas

Bonito está sob alerta de chuvas intensas até às 18 horas de terça-feira

A Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul está sob alerta de chuvas intensas, entre 30 e 60...