Biólogo destaca presença de aves migratórias em Bonito, ideais para turismo de observação

Últimas Notícias

Nossa cidade está recebendo uma explosão de biodiversidade e em especial muitas aves migratórias. Quando o inverno acaba e a primavera chega, muitas aves que estavam no norte do Brasil e outras na América do Norte chegam em nossa região em busca de alimento e abrigo, muitas constroem seus ninhos e criam seus filhotes por aqui.

As aves migratórias desempenham grande importância ecológica, econômica e cultural. Percorrendo uma grande variedade de ecossistemas indo do banhado ao campo e passando pela área urbana. Os pássaros se alimentam de frutos e acabam dispersando sementes e polinizando flores, enquanto as aves insetívoras controlam as pragas de insetos antes que destruam as plantações ou transmitam doenças.

Durante os meses de agosto a novembro podemos encontrar nas ruas de Bonito as aves que chegam do Norte para aproveitarem a região, como o Suiriri, bem-te-vi-rajado, peitica, príncipe, primavera, bacurau-chintã e tesourinha, e muitos da América do Norte como os maçaricos, que estão ligados diretamente a pontos de água.

A presença dessas aves ainda pode nos mostrar oportunidades como o Turismo de Observação de Aves, que atrai entusiastas de todo o mundo, gerando receita para áreas protegidas e comunidades locais. Outro ponto interessante é que aves migratórias são sensíveis a mudanças em seus habitats e condições ambientais. Portanto, elas podem servir como indicadores de saúde ambiental.

Observadores:

Lucas Yanai – Biólogo Bird Bonito (Foto ave primavera – Nengetus cinereus)

Fernando Maidana – Fotógrafo de natureza (Foto ave Bem-te-vi-rajado -Myiodynastes maculatus)

Diego Santos – Fotógrafo (Foto ave tesourinha – Tyrannus savana)

Texto: Biólogo Lucas Yanai

Notícias Relacionadas

Previsão aponta mínima de 7 ºC em Bonito neste final de semana

Para quem estava achando que o frio já estava indo embora, a notícia pode não ser tão boa. Alerta...