Coleção de livros escritos por indígenas é finalista do Prêmio Jabuti

Últimas Notícias

Uma coleção de livros escrita por professores indígenas, em língua indígena e em português foi uma das obras finalistas do Prêmio Jabuti, um dos maiores prêmios da literatura da América Latina. É a coleção Itukeovo Terenoe, que tem quatro livros com contos e histórias indígenas do povo terena.

A presidente do Ipedi, Denise Silva, acompanha autores da coleção no lançamento da obra em evento no Festival América do Sul, em 2019, antes da pandemia. São autores: Anésio Alfredo Pinto (In memórian), Nilson Gonçalves, Odilson Canales, Maria Clementina Souza Capriata, Fernanda Maria Clara Pereira Cantarelli, Sebastiana Santos, Marlene Rodrigues e Pulo Flores Kiniknau

A coleção de  livros foi produzida pela organização Ipedi (Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural). Além de ter sido indicada e estar entre os finalistas do Prêmio Jabuti, a coleção foi finalista de um importante prêmio do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional).

 

Os livros foram distribuídos para escolas indígenas da região de Miranda. O município possui a maior concentração de índios terena do Brasil, com cerca de 8 mil indivíduos vivendo em 9 aldeias no entorno da cidade.

“Contar estas historias é não apenas conhecer, como celebrar a cultura indígena que está na origem de quem somos. Mais que isso, haver historias registradas nas paginas da coleção Itukeovo Terenoe é conquista da luta pro terem eternizados para conhecimento das gerações vindouras os jeitos e saberes  que, vivos na oralidade, correm risco de serem extintos, morrendo nas mentes dos anciãos que os caminhos naturais da vida levam”, diz a presidente do Ipedi, Denise Silva.

A Coleção

No exemplar Modos de Fazer, há textos que falam sobre os modos de fazer dos terena para diversas coisas, como a produção de instrumentos musicais. “O fazer é trazer à tona, transformar em materialidade o que carregamos dentro de nós. Por isso, registrar, contar modos de fazer é tão importante para aos indígenas terena do Pantanal”, diz a apresentação do livro.

Denise Silva, presidente do Ipedi, é celebrada por líderes indígenas no lançamento dos livros

Ainda compõem a coleção os exemplares Contos e Lendas, O Menino Forte e O Homem Pajé.

11 COMENTÁRIOS

Notícias Relacionadas

Garçom é preso por armazenar conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil em Bonito

Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), deflagra mais uma fase...