Bonito registra 75 mm no final de semana e previsão é de mais chuva nos próximos dias

Últimas Notícias

O fim de semana chuvoso no sudoeste de Mato Grosso do Sul reflete a previsão dos meteorologistas para os próximos dias em toda a região. Em Bonito, o pluviômetro do viveiro municipal registrou 75 milímetros de chuva durante o final de semana. Apesar da quantidade significativa, os rios da região amanheceram limpos nesta segunda-feira (18).

Informações divulgadas pela Semadro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) só neste domingo (17) foram registrados 53 mm de chuva na cabeceira do Rio Formosinho e 15 mm no Rio Formoso e na área urbana da cidade.

Na área rural os relatos dos moradores são de córregos transbordando e muito mais chuva do que o registrado na cidade. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o pluviômetro do viveiro municipal, que fica no Centro de Bonito, registrou acúmulo de 75 milímetros durante todo o fim de semana.

Por conta da grande quantidade de chuva, a expectativa da Secretaria era de que as águas do Formoso se tornassem turvas nesta manhã. No entanto, o rio amanheceu limpo nesta segunda-feira.

Para João Carlos, proprietário do Camping Rio Formoso, isso se deve as medidas de conservações de água e solo realizados na região no início do ano passado. “O rio está limpo, as medidas de conservações de água e solo contribuíram para isso, ajudam a evitar que as águas fiquem turvas logo que chove”, explicou.

Em 2019 as águas sujas dos rios em toda a região se tornaram preocupação para moradores, empresários e ambientalistas do Estado. Por conta disso, medidas de prevenção foram adotadas pelo Governo do Estado: barreiras para reduzir a velocidade e direcionar as águas tanto nas lavouras quanto nas estradas vicinais foram montadas, projetos de conservação de estradas e maior rigor sobre os projetos técnicos de manejo e conservação do solo, passaram a ser aplicados.

Apesar da semana chuvosa, o meteorologista Natálio Abraão, da Uniderp, garante que o calor continua nas cidades da região sudoeste.

Conforme o Iment (Instituto Nacional de Meteorologia) a segunda-feira deve continuar chuvosa, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas a qualquer hora do dia. A máxima é de 27 ºC. Na terça-feira (19) o tempo amanhece fechado, mas a previsão é de chuvas mais intensas no período da tarde e noite. A temperatura cai significativamente, com máxima de 23 ºC.

Entre quarta e sexta-feira o tempo permanece chuvoso, mas a temperatura volta a subir, oscilando entre 21 ºC de mínima e 31 ºC de máxima na sexta-feira.

Notícias Relacionadas

Domingo de Páscoa deve ser chuva em quase todo Estado

Para o domingo de páscoa há uma mudança no panorama meteorológico, com previsão de instabilidades em praticamente todo o...