BONITO #VacinaJá!

Últimas Notícias

Por Bosco D Bonito 

Bosco D Bonito ou Bosco Martins é jornalista de priscas era, repórter de antanho, cidadão bonitense por titulação e paixão, escritor, poeta, seguidor do Senhorzinho e torcedor fanático do peixe. 

A prioridade  número um  das autoridades de Bonito  deve ser a VACINA contra aCovid-19,  mas por aqui  ainda  ninguém  falou  da sua  vital necessidade e nem  se discute  um plano  de vacinação  da população. Enquanto, em outros  municípios, caso de Campo  Grande, a Câmara de Vereadores criou uma comissão especial para acelerar e acompanhar a vacinação contra covid-19.
Com expectativa que a imunização se inicie no mesmo dia que em São Paulo, 25 de janeiro as nossas  autoridades  precisam, rapidamente, elaborarem um plano definindo grupos prioritários que receberão o medicamento.
O Ministério  da Saúde anunciou que Brasil terá até 354 milhões de doses em 2021 da Coronavac, através  de assinatura de contrato com o Instituto Butantan para adquirir, num primeiro  instante  até 100 milhões de doses da vacina Coronavac, produzidas pelo órgão em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. O Instituto Butantan anunciou que a eficácia da vacina é de 78%.
Em Bonito, apesar  das autoridades  ainda  não  se darem  conta  da importância  do assunto, o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSB) demonstrou com  razão a preocupação da população com o recrudescimento da pandemia e seus efeitos à vida social, saúde mental e, sobretudo, à economia do município,  abalada pelas medidas de enfrentamento ao coronavírus. Mas o momento, agora, é de somar forças e focar na vacina. Não há tempo a perder. A saída para a crise sanitária causada pela pandemia está à nossa frente.
É importante que o prefeito e os vereadores, que assumiram em um momento de verdadeira calamidade pública, liderem já o processo de busca e aquisição de vacinas, pois só a imunização permitirá que a cidade retome a normalidade o mais breve possível.
Muitos prefeitos já iniciaram essa empreitada e Bonito, importante destino ecoturístico do País,  não pode ficar de fora desta fila, esperando uma solução do Governo Federal. Mesmo sem uma definição do cronograma de imunização do Ministério da Saúde, a população de Bonito precisa vislumbrar uma iniciativa, a perspectiva de que a vacina chegará o mais rápido em nosso município.
A população vem tentando fazendo o dever de casa, restringindo o contato social, usando máscaras e higienizado mãos e ambientes. Agora, só a vacina dará tranquilidade para o enfrentamento da crise econômico-social.
A retomada das atividades não pode ficar à mercê da indefinição, daí a necessidade dos nossos vereadores, junto com o Executivo, tomarem a iniciativa de projetar o contingenciamento orçamentário e encomendar a vacina, já que o Instituto Butantan dispõe de imunizantes estocados em quantidade suficiente para atender aos grupos de risco, tendo o Instituto anunciado a disposição de atender outros estados e municípios.
Muitos municípios já protocolaram seus pedidos, como Campo Grande, onde o prefeito Marquinhos Trad confirmou a preparação de plano de vacinação assim que a Anvisa autorizar a aplicação das doses da Coronavac e já  deu início  a compra  das seringas, ferramenta vital  para iniciar  o processo  de vacinação.
 Vale lembrar que o governador Reinaldo Azambuja também já contingenciou recursos para a compra de doses da Coronavac.
Está mais do que claro, diante dos números de aumento da taxa de transmissão, internações e mortes, que vivemos uma segunda onda da pandemia, por isso a única saída é a imunidade com a vacina.
Ao tempo que compreendemos a preocupação de todos, parabenizamos nossas autoridades do Executivo e do Legislativo que acabam de assumir em momento tão difícil, e pedimos seu empenho para que foquem, com absoluta prioridade e urgência, na compra da vacina para quando vier a autorização da Anvisa Bonito esteja com seu plano de imunização pronto para ser executado. A esperança nunca morre!

Notícias Relacionadas

A difícil imposição de limites

Por Tania Maria Pellin Tania Maria Pellin. Graduada em Pedagogia pela Faculdades Integradas de Naviraí – FINAV, em 1996, Naviraí/MS. Especialista...

Miranda Portal do Pantanal

Sobre escolhas e renúncias

Relações de Trabalho