Quem cuida da mente, cuida da vida

Últimas Notícias

Por Adini Kecy Matias Costa

Janeiro branco é uma campanha, assim como o outubro rosa e novembro azul, mas seu foco está na divulgação da importância da saúde mental. É escolhido o mês de janeiro, pois as pessoas estão mais propensas a olharem para suas vidas, a traçar metas e objetivos para o ano que se inicia. Recebo muitos pacientes na clínica, que colocam sua saúde mental como meta do ano que se inicia.

Grande parte das pessoas quando estão com algum sintoma físico; correm ao médico, quando querem emagrecer; vão ao nutricionista, quando estão com dor de dente; vão ao dentista, mas, quando sentem alguma dor interna, problemas que não conseguem lidar ou com alguma tristeza profunda; vão procurar o livro de autoajuda ou vídeos motivacionais no YouTube, quando na verdade, devem procurar o profissional capacitado para ajudar a passar por um luto, por um término de relacionamento, por mudanças de humor repentinas, por não sentir mais vontade em viver, e este profissional é o PSICÓLOGO.

Estudamos 5 anos, fazemos especializações, supervisões e estudo  de caso, psicoterapia (sim, psicólogo faz psicoterapia), para te escutar de maneira qualificada e profissional. Não julgamos; temos um olhar empático e acolhedor, não damos conselhos; somos profissionais da saúde. Está na hora de quebrar o tabu de que, quem vai ao psicólogo é louco. Vai ao psicólogo quem quer autoconhecimento, melhorar suas relações, entender comportamentos, lidar com algum sofrimento interno. Você não precisa esperar ter uma crise ou ter algum diagnóstico para procurar ajuda psicológica. Não é normal não estar bem; não é normal não ter vontade de viver; não é normal ter oscilações de humor; não é normal não conseguir sair de um relacionamento por medo em ficar sozinho/a; não é normal não estar bem a maior parte do tempo. Procure ajuda profissional caso se identifique com algum sintoma aqui descrito, existe sim uma saída.

Acompanhem a coluna, toda semana estarei trazendo um tema sobre a psicologia, meu objetivo aqui é quebrar paradigmas e te encorajar a olhar para sua saúde mental, pois ela também importa.

Adini Kecy Matias Costa, é psicóloga graduada pela Universidade Anhanguera-Uniderp Matriz, em 2017, em Campo Grande/MS, pelo método PBL (Projects Based Learning) em que a aprendizagem é realizada a base de problemas, sendo o modelo Internacional de inovação de ensino, utilizado pelas melhores Universidades do mundo, como a Harvard e a Massachusetts Institut of Technology (MIT). Atualmente atua na área clínica, no Instituto Carol Valdes, em Campo Grande, atendendo crianças, adolescentes e adultos, focando na qualidade de suas relações e no alívio de sua dor interna.

  • Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Bonito+

 

Notícias Relacionadas

Mulher chayil – Mulher forte!

Tania Maria Pellin Entre os livros poéticos que compõe a Bíblia, encontramos o livro de Provérbios, um dos livros mais notáveis...

Amor de Primavera

Bonito, Capital do Biquíni!

Não deu tempo