Mil em uma, a mulher que transforma dor em força para ajudar a mudar a vida da sua comunidade

Últimas Notícias

ELAS MOVEM O MUNDO* – Ela é professora, técnica em enfermagem, estuda para ser enfermeira, alfabetiza adultos e ajuda a cuidar dos interesses dos pescadores artesanais de Miranda, cidade no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Como ela dá conta? Janete Correa é uma mulher brasileira, como tantas outras que movem o mundo com sua força e dedicação.

Cheia de saudades pelas perdas próximas que a vida lhe causou (a filha, com câncer, e os pais), ela não desanima e transforma a dor em força. Foi assim que Janete idealizou e se tornou alfabetizadora do projeto Barco de Letras, um trabalho realizado pelo Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi), que leva alfabetização a pescadores ribeirinhos do Pantanal. O projeto foi premiado pela gigante dos cosméticos, Natura.

Periodicamente os pescadores artesanais da região têm o costume de subirem os rios em suas embarcações e passarem meses Pantanal adentro, retornando apenas com o resultado da pesca que garante o sustento de suas famílias. Portanto, um projeto de alfabetização para eles precisava se adequar à realidade. E foi assim que Janete criou a metodologia, em parceria com profissionais do Ipedi: aulas adaptadas, em que os pescadores frequentavam as aulas e, quando precisavam sair para pescar, levavam atividades para fazer. E as traziam de volta, para a professora Janete corrigir.

Este trabalho voluntário possibilitou que Janete vivesse momentos inesquecíveis, como a primeira vez em que muitos dos pescadores artesanais puderam assinar seus próprios nomes, ou enviarem uma mensagem por whatsapp.

Atualmente o Barco de Letras está paralisado, pela pandemia. Mas Janete segue ao lado dos ribeirinhos. Recentemente foi a responsável por gerenciar a entrega de cestas de alimentos doadas pelo Ipedi e pela Ação da Cidadania para famílias de ribeirinhos em situação vulnerável.

Às vezes Janete cansa. Mas ela levanta, sacode a poeira e segue em frente. Mudando o mundo. Transformando sua comunidade.

ELAS MOVEM O MUNDO* é uma série de reportagens que o Bonito+ traz neste mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher sobre mulheres que transformam suas realidades e de suas comunidades, promovendo transformação no mundo em que vivemos

Notícias Relacionadas

Governo de MS decreta situação de emergência ambiental devido a falta de chuva

Governo também lançou a campanha anual de prevenção e combate a incêndios florestais, que tem na comunicação um de...