Concurso online elege Beleza Indígena 2021

Últimas Notícias

Pela internet o público votou e escolheu a vencedora do Concurso Beleza Indígena 2021, que reuniu candidatas de três aldeias da região de Aquidauana.

O concurso ocorre todos os anos, mas em 2021 foi diferente. Por conta da pandemia, as organizadoras do evento decidiram fazer uma edição online do concurso.

Pelas redes sociais, os internautas votaram e escolheram a jovem a jovem Taemy Dias Lipu, de 13 anos, moradora da aldeia Limão Verde,  representante da beleza indígena terena.

Valorização da cultura indígena. Nilzanir com as irmãs, Joadny e Nilciele.

As organizadoras do evento são três irmãs:  Nilzanir Torres Martins, 28 anos, Joadny Torres Martins, 21 e  Nilciele Torres Martins, 23. “É um evento muito importante para a comunidade, pois nos dá visibilidade e beneficiando todos os artesãos aqui da Aldeia, divulgando nossa comunidade, nossa cultura, quebrando tabus e combatendo preconceito que ainda sofremos”, diz Nilzanir ao Bonito Mais. “Além disso ajuda a elevar a autoestima das nossas mulheres, elas se auto-afirmando, se orgulhando de quem são”, completa a organizadora.

O concurso é realizado desde 2018 e é visto pela comunidade como a oportunidade de publicidade para produtos da cultura local que podem ser comercializados, gerando renda para as famílias.

“O objetivo principal do evento é divulgar a arte e a cultura indígena terena. Somos filhas de um artesão e eu aprendi a fazer artesanato desde pequena, inclusive foi minha fonte de renda me ajudando a me manter na faculdade”, finaliza Nilzanir.

Notícias Relacionadas

Fundação de Cultura publica chamamento para Escuta Pública Cultural relativa à Lei Aldir Blanc

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul tornou público o edital de número 003/2024, que se refere...