Cidema terá emenda parlamentar para compra de um Castramóvel

Últimas Notícias

Prefeitos dos municípios que integram o Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa) participaram na manhã desta quarta-feira (14) de uma videoconferência com o deputado estadual Márcio Fernandes (MDB), na qual solicitaram a liberação de emenda parlamentar para compra de um Castramóvel.

O castramóvel é um veículo equipado com uma clínica de castração que percorre os bairros da cidade realizando cirurgias gratuitas em cães e gatos, cuja prioridade é atender famílias carentes, já que um procedimento desse tipo custa em torno de até 500 reais.

Durante a reunião virtual, o deputado se comprometeu em destinar uma emenda no valor de R$ 100 mil para atender a demanda do Consórcio, reconhecendo desta forma a preocupação dos gestores na questão da prevenção à saúde pública.

O presidente do Cidema e prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, agradeceu o apoio do deputado e ressaltou a importância da emenda garantida junto ao Orçamento Geral do Estado de 2021.

Apesar da liberação dos recursos, prevista para meados de julho, a contrapartida ficará por conta dos municípios que fazem parte do Cidema, para compra de insumos como anestésico e material cirúrgico, segundo informou o diretor-executivo do Consórcio, Wallyson Colombo, que acompanhou a videoconferência.

Além da proteção dos animais, a castração é uma importante política de saúde pública, especialmente no combate às zoonoses.

A justificativa dos gestores é que o castramóvel vem somar às iniciativas de combate ao abandono de animais e, principalmente, será utilizado nos procedimentos cirúrgicos de controle de natalidade e nas ações sanitárias para evitar a transmissão de zoonoses.

Além de Nelsinho Cintra, participaram da videoconferência com o deputado, os prefeitos Valdir Júnior (Nioaque), Reinaldo Piti (Bela Vista), Kazuto Horii (Bodoquena), Jair Scapini (Guia Lopes da Laguna) e Neco Pagliosa (Caracol).

Fonte Assomasul

Notícias Relacionadas

Governador anuncia novos secretários que farão parte do primeiro escalão

O governador Eduardo Riedel anunciou os novos secretários que farão parte do primeiro escalão da gestão estadual. O empresário...