Saúde emite nota técnica sobre atraso no envio de doses da CoronaVac

Últimas Notícias

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou nota técnica informando sobre possível atraso no envio de doses necessárias para findar o esquema da segunda dose (D2) da Coronavac aos municípios. Conforme o texto, houve alteração no cronograma de entrega da Coronavac/Butantan devido ao atraso no recebimento de insumos para fabricação da vacina pelo Instituto Butantan.

No 14º lote, MS deve receber do Ministério da Saúde 45,5 mil doses de vacinas contra o Coronavírus, sendo 35,5 mil da AstraZeneca/Oxford e mais 10 mil da Coronavac. “Houve um atraso devido a questões burocráticas de importação do IFA, o Insumo Farmacêutico Ativo, onde o Instituto Butantan, que fabrica as vacinas no Brasil, entregou apenas 700 mil doses do imunizante ao Ministério da Saúde. Assim, as 10 mil doses enviada ao Estado serão para completar o esquema vacinal de imunização para a segunda dose (D2). Importante ressaltar que o atraso no envio das doses da Coronavac não compromete a eficácia da vacina nos pacientes”, detalhou o secretário Geraldo Resende.

Confira a nota na íntegra: 

Considerando que o Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, anunciou aos Estados alterações no cronograma de entrega da Coronavac/Butantan devido ao atraso no recebimento de insumos para fabricação da vacina pelo Instituto Butantan e sendo repassado apenas 700 mil doses do imunizante.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) informa que possivelmente haverá atraso no envio de doses necessárias para findar o esquema da segunda dose (D2) da Coronavac aos municípios. A SES/MS reitera que vem mantendo diálogo constante com o Programa Nacional de Imunização (PNI) como forma de buscar alternativas para solucionar a problemática.

Considerando que Mato Grosso do Sul está entre os estados que apresenta a melhor distribuição e aplicação de doses no país reforça que a população tenha paciência e compreensão, principalmente, junto aos profissionais de saúde, quanto a eventual disponibilidade da segunda dose nas salas de vacinação dos municípios.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul reforça que tão logo, o Ministério da Saúde adquira quantitativo suficiente, enviará as doses necessárias para a finalização de todos os esquemas vacinal com a administração da segunda dose (D2). Importante ressaltar que o atraso no envio das doses da Coronavac não compromete a eficácia da vacina nos pacientes.

Notícias Relacionadas

Segunda remessa chega e MS recebe mais de 3,7 mil doses da vacina contra a dengue

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), recebeu no início...