Bonito amanhece encoberto de fumaça e causa pode ser incêndio no Pantanal

Últimas Notícias

Uma nuvem de fumaça e muita fuligem estão sendo percebidos por moradores de Bonito (MS) desde o final da tarde deste domingo (12) e a causa, segundo ambientalistas, pode ser o incêndio no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, localizado entre os municípios de Corumbá e Miranda. O Corpo de Bombeiros de Bonito também reforçou que não há nenhum foco de incêndio no município.

O Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro fica a aproximadamente 170 KM de Bonito – em linha reta – e está sofrendo com queimadas há mais de 20 dias. Dados do mapa global de incêndios da NASA, atualizado na manhã desta segunda-feira (13) mostra focos de incêndio na região do Pantanal.

Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), já são foram registrados mais de 3,4 mil focos de incêndio no Pantanal, porém a situação se agravou após a segunda quinzena de outubro, atingindo o ápice entre 30 de outubro e 5 de novembro, quando foram registrados 875 focos. Já na segunda semana deste mês, foram identificados por satélite 720 incêndios.

Na última quinta-feira (9) o CPA (Centro de Proteção Ambiental) – responsável pelo monitoramento de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul –, divulgou relatório informando que 44 bombeiros estavam atuando em quatro áreas em chamas no Pantantal, sendo Paiaguás (desde 24 de outubro), Nabileque (desde 3 de novembro), Nhecolândia (desde 6 de novembro) e também no Rio Negro (desde 9 de novembro) – além do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (Pevri), desde 2 de novembro, com formação de brigadas de incêndios.

Notícias Relacionadas

Programa ambiental recolhe quase 2 mil litros de óleo de cozinha para descarte adequado

Segunda-feira (23) foi o dia de encerramento do Concurso de “Olho no Óleo”, ação complementar do Programa de Educação...