Estudo inédito no país, vai fazer panorama sobre a cadeia do turismo no MS

Últimas Notícias

Uma parceria entre Fundação de Turismo e Fecomércio, vai possibilitar a realização de um estudo inédito para avaliar as interligações setoriais, geração de emprego, renda, tributos e as demandas do turismo de Mato Grosso do Sul.

O Termo de Colaboração foi assinado pelo presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, e a economista do IPF MS, Daniela Dias, juntamente com a superintendente da Fecomércio, Valmira Carvalho, e o diretor regional do Senac MS, Vitor Mello.

“Temos mais de 50 atividades econômicas relacionadas ao turismo, conforme informações da Confederação Nacional do Comércio (CNC)”, afirma Edison Araújo. “Em MS, essas atividades são responsáveis por mais de 4 mil estabelecimentos e 20 mil empregos. Logo, se faz urgente detalhar esse setor, levantar dados estatísticos e produzir relatórios voltados à elaboração da matriz insumo-produto para alavancar esse segmento, ainda mais neste momento de pandemia, e auxiliar o empresário na tomada de decisões com dados”.

Com isso, segundo o diretor presidente da fundação, Bruno Wengling, será possível evidenciar oportunidades de negócios, simulações de impactos e a mensuração de perdas do segmento durante a pandemia.

Em MS, essas atividades relacionadas ao turismo são responsáveis por mais de 4 mil estabelecimentos e 20 mil empregos. Bruno ressaltou que o faturamento do setor sofreu queda de mais de 70% só no ano passado. Para ele entender o encadeamento das atividades turísticas, como elas se comportam, seus impactos diretos e indiretos, e informações qualificadas para atração de novos investimentos são fundamentais para alavancar novamente o setor.

Para a economista do IPF MS, Daniela Dias, que vai conduzir os trabalhos, identificar e definir a importância da matriz insumo-produto (MIP), tal qual especifica o convênio, é muito importante. “Em meio a esse processo de retomada do turismo, a MIP se demonstra como uma ferramenta fundamental, por meio do auxílio à tomada de decisões, descobertas de potencialidades e na simulação de impactos de medidas pleiteadas ou a serem pleiteadas.”

O resultado do estudo, que tem início imediato, será disponibilizado pela Fundtur em 12 meses, prazo previsto para finalização.

Fonte: Portal do MS

Notícias Relacionadas

No radar dos brasileiros, Bonito é o 8º destino mais desejado do país

O Ministério do Turismo divulgou nesta semana, pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) sobre o...