Municípios que não alimentarem sistemas de informações podem ficar sem novas vacinas

Últimas Notícias

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, alertou aos prefeitos de MS, durante live desta segunda-feira (19), para divulgação do boletim epidemiológico, sobre o conflito de informações nos sistemas criados pelos governos federal e estadual para acompanhamento das vacinas já aplicadas.

“Muitos municípios alimentam apenas o sistema do Ministério da Saúde, que é o SIPNI (Sistema Nacional do Plano de Imunização) e não alimentam o E-vacine, criado pelo Governo de MS para dar agilidade a imunização e vice-versa”, detalhou.

Segundo o secretário, foi criada uma equipe para que acompanhe a alimentação dos dois sistemas por parte dos municípios, uma vez que os dados disponibilizados nesses sistemas são utilizados para distribuição das vacinas em todo o país, bem como definem a classificação dos estados em relação a imunização da população.

“E a gente decidiu na Secretaria, que os municípios que não alimentarem os dois sistemas, não vão receber a próxima remessa de vacina, porque essa é uma das obrigações dos municípios, fácil de fazer, e que não vem sendo cumprida”, reforçou.

Geraldo Resende também fez um apelo para que as pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, procurem os pontos de vacinação para a segunda dose.

Os números de hoje do boletim epidemiológico são: 699 casos novos, totalizando 237.714 casos confirmados desde o início da pandemia. Média móvel de 1075 casos diários. Dos casos ativos, 11.560 estão hoje em isolamento domiciliar, e outros 1.203 precisaram de internação.

Também foram notificados mais 31 novos óbitos. 5.224 no total. Média móvel de 45 mortes por dia.

Notícias Relacionadas

PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória

A PMA (Polícia Militar Ambiental) começa nesta quinta-feira (28) a Operação Semana Santa, com reforço da fiscalização nos rios...