Com 12 militares e 5 veículos, Corpo de Bombeiros de Bonito já está em funcionamento

Últimas Notícias

Novidade na cidade, a presença do Corpo de Bombeiros está entre os assuntos mais falados da semana. Desde da inauguração, no último sábado (2), muitas duvidas surgiram sobre o Quartel já estar em funcionamento, quantos militares vão atender e quais os serviços prestados pela corporação em Bonito.

Para responder um pouco dessas perguntas, o Bonito Mais visitou o Quartel na tarde desta terça-feira (5). Para começar, todos os veículos que vemos ali no pátio do Corpo de Bombeiros ficarão na cidade, incluindo o caminhão ABT (Auto Bomba Tanque), que é aquele maior, com escada, mangueiras e demais itens necessários para combater incêndios.

Outro veículo que também vai fazer a diferença nos atendimentos a comunidade é a Unidade de Resgate, semelhante a uma ambulância e destinada a socorrer vítimas em casos de acidente de trânsito, por exemplo.

“A gente tem tipo um padrão internacional que tenta seguir, que é a Hora de Ouro, onde a gente tenta atender com o mínimo de tempo possível a vítima. O ideal é que seja no máximo 7 minutos, mas aqui, como a gente tá em Bonito, o tempo diminui mais né. Eu acredito que em 3 a 4 minutos a equipe está no local”, detalhou o Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros de MS, Coronel Barros, que esta em visita ao quartel nesta semana.

Para acionar o socorro dos bombeiros, basta discar o 193. “A princípio a ligação está sendo direcionada para Jardim, onde através de rádio, eles comunicam a equipe local, porém a operadora responsável já está realizando as adequações necessárias para que o chamado caia direto no Quartel de Bonito”, detalhou o 1º tenente Fernandes, do CBM de Jardim.

Além dos veículos citados, a corporação ainda conta com uma unidade ABR (Auto Bomba Rápida) para operações de busca e salvamento, uma caminhonete e um carro utilizados como Unidades de Auto Salvamento e transporte dos bombeiros e um barco com carreta de transporte e motor de popa para operações de salvamento e resgates aquáticos.

O efetivo no momento é de 12 bombeiros, mas a previsão é  que que chegue a 18. Na equipe atual, 4 militares são naturais de Bonito. O quartel está sob o comando do 1º tenente Diego Garcia Baumgardt, especialista em mergulho, mergulho em caverna e salvamento aquático.

“Atualmente o Tenente Baumgardt é um dos bombeiros mais capacitados em salvamento aquático do Estado, sendo um dos poucos a possuir o Curso de Mergulho em Caverna/CAVE do Brasil. Então acredito que a cidade e a região estarão muito bem servidas”, acrescentou o 1ª tenente Fernandes.

O quartel ainda não está concluído e uma segunda etapa da obra prevê uma piscina, que deve ser usada para trabalhos sociais com a comunidade. O CBMMS já realiza algumas atividades que envolvem os moradores das cidades onde as equipes atuam, como o “Bombeiros do Amanhã”, que trabalha com crianças e adolescentes, ensinando conceitos básicos do trabalho do bombeiro militar e o “Bombeiro e a Melhor Idade”, que tem como objetivo integrar o bombeiro à comunidade, através da prática de atividades físicas e ações sociais.

Os projetos devem ser desenvolvidos em Bonito, porém ainda sem previsão de início, já que tanto a estrutura física, como o quadro de pessoal, ainda estão em fase de estruturação.

Notícias Relacionadas

PMA inicia operação com foco na prevenção e repressão à pesca predatória

A PMA (Polícia Militar Ambiental) começa nesta quinta-feira (28) a Operação Semana Santa, com reforço da fiscalização nos rios...