Presente para Bonito, Quartel do Corpo de Bombeiros é entregue neste sábado

Últimas Notícias

Sonho antigo da comunidade bonitense, o Quartel do Corpo de Bombeiros de Bonito foi oficialmente entregue neste sábado, 2 de outubro, data em que a cidade comemora 73 anos de emancipação política. O prédio, de 1200 m² de área construída, recebeu o nome do ex-prefeito Leonel Lemos de Souza Brito – Leleco – que deu início as negociações para a instalação do CBMMS na cidade e faleceu em 2017.

O prefeito da cidade, Josmail Rodrigues, destacou que entrega da obra, em uma data como essa, é um presente duplo. “É um sonho da população e também era do nosso amigo Leleco. A presença do Corpo de Bombeiros em Bonito vai ser um divisor de águas, trazendo segurança para os moradores e para os visitantes”.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e foi marcada por muita emoção por parte dos familiares do ex-prefeito, que foram receber a homenagem. “A gente fica muito feliz m poder perpetuar o nome de um amigo, em local que foi construído graças a um sonho dele”, destacou o Governador Reinaldo Azambuja.

“Eu estou muito honrado pela minha família confiar a mim a missão de transmitir em poucas palavras, que são de gratidão, o sentimento que temos nesse momento. Gratidão por essa homenagem e pela doação que o Leleco fez, de parte de sua vida, para contribuir com essa cidade”, destacou Leo Brito, irmão do ex-prefeito.

Além do Corpo de Bombeiros, o governador entregou a obra de pavimentação da Rodovia do Turismo e assinou a ordem de serviço para o primeiro trecho da MS-345, mas conhecida como Estrada do 21. Também foi autorizado o recapeamento da Ms-382,  reforma da Escola Estadual Luiz da Costa Falcão e do Hospital Darci João Bigaton, construção de dois reservatórios para estocar mais de 1 milhão de litros de água, visando diminuir os impactos da falta d’água na cidade. Somados, os investimentos chegam a R$ 170 milhões.

Homenagem – De família tradicional na cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Leleco foi prefeito de Bonito de 2013 até 2016. Ele faleceu aos 54 anos, no dia 26 de novembro de 2017 no Hospital Unimed Miguel Couto, em Campo Grande, onde estava internado para tratamento devido a um câncer no intestino.

Corpo de Bombeiros – A nova sede agilizará o atendimento da população, que atualmente precisa recorrer ao Corpo de Bombeiros de Jardim –  localizado a 55 quilômetros de distância. A obra tem valor de R$ 3,1 milhões com previsão de entrega entre final de julho e começo de agosto.

O terreno usado para a construção do Corpo de Bombeiros de Bonito foi uma doação realizada pelo Coronel Assis

O bloco administrativo contará com recepção, sanitários, copa, almoxarifado, sala de análise sala de vistoria/expediente. No primeiro andar serão construídos sanitários, sala do estado maior integrado, assessorias e sala do comandante com lavabo.

Já o bloco operacional terá uma ampla garagem coberta para até cinco caminhões e sala de reserva operacional para guarda de equipamentos. Por último, o bloco de alojamentos terá sala de descanso e refeições, sanitários, cozinha, lavanderia e os alojamentos, com vestiários masculinos e femininos para sargentos, cabos, soldados e oficiais – que abrigam até 22 bombeiros.

A implantação abrigará ainda pátios de manobra, estacionamentos para 21 automóveis com vagas para pessoas com deficiência e idosos, calçadas acessíveis e paisagismo com amplas áreas permeáveis. Na arquitetura do edifício, o destaque fica com a orientação solar, iluminação natural, conforto térmico e conformidade com a legislação municipal e necessidades operacionais das atividades que serão desenvolvidas.

Notícias Relacionadas

Caso sucuri ‘Anajúlia’: perícia descarta morte por arma de fogo

A Polícia Civil de Bonito divulgou nota descartando o uso de arma de fogo na morte da sucuri Anajúlia....