Secretaria pede doação de sementes de guavira para garantir continuidade de tradição

Últimas Notícias

A Secretaria de Meio Ambiente de Bonito está pedindo a população para que doem sementes de guavira para a produção de mudas da planta no Viveiro Municipal. Segundo a titular da pasta, Ana Trevelin, nem mesmo o valor cultural associado a fruta tem sido suficientes para a conservação dos guavirais e por isso é importante que município seja capaz de produzir mudas.

“A guavira é muito tradicional em Bonito e é de extrema importância que o viveiro tenha mudas da planta,  por isso aproveitamos o período de safra da guavira e o grande consumo pelos moradores, nós pedimos a doação de sementes. A produção de mudas é essencial inclusive, para garantir que a fruta continue existindo em nosso município”, detalha a secretária.

Quem puder doar, é só levar as sementes no Viveiro Municipal, localizado ao lado da Garagem da Prefeitura, na Vila Marambaia.

Fruta Símbolo de MS – Desde novembro de 2007, com a sansão da Lei 5.082, de autoria do deputado Renato Câmara, a guavira passou a ser reconhecida como fruta símbolo de Mato Grosso do Sul. Tamanha sua importância, que em Bonito ela tem até festival, que neste ano acontece nos dias 26 e 27 de novembro, na Praça da Liberdade, com estande exclusivo para degustação gratuita e o concurso da ‘Maior guavira de Bonito”.

Fotos enviadas por leitores do Bonito Mais durante colheita da Guavira

 

Notícias Relacionadas

17ª edição do Festival da Guavira começa hoje na Praça da Liberdade

A 17ª edição do Festival da Guavira de Bonito (MS) começa nesta sexta-feira (26) na Praça da Liberdade. O...