Vacina Covid: primeiro dia de imunização de novos grupos tem baixa procura em Bonito

Últimas Notícias

Mesmo com uma quantidade significativa de doses, o primeiro dia de vacinação dos novos grupos teve baixa procura em Bonito. Até as 8 horas deste sábado (1), menos de 10 pessoas, entre professores, gestantes e trabalhadores do transporte coletivo, haviam sido imunizados no município. Já as pessoas a partir de 59 anos amanheceram na fila para garantir o imunizante e até o mesmo horário, mais de 200 receberam a primeira dose da AstraZeneca.

Ás 8 horas mais de 200 pessoas já haviam sido imunizadas e não havia mais fila no local

Embora significativo, o número de vacinados não corresponde a 50% das doses disponibilizadas neste sábado. Bonito recebeu no 15º lote, 505 doses da vacina para dar continuidade a imunização dos grupos prioritários, bem como iniciar o novo público, definido pela Secretaria de Estado de Saúde, sendo eles coletores de resíduos sólidos, motoristas de transporte rodoviário de passageiros e professores com faixa etária de 55 a 59 anos. Também foram incluídas gestantes, a partir de 18 anos, em qualquer período gestacional, desde que apresente laudo médico para recebimento da dose, e puérperas – mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias.

Conforme a equipe responsável pela imunização deste sábado, apenas 3 gestantes procuram pela vacina até a hora em que a reportagem esteve no local, por volta das 8 horas. Professores foram 5 e motorista apenas 1. Pessoas com comorbidades também foram imunizadas e no total, haviam sido distribuídas cerca de 220 fichas.

Foto: Bonito Mais
Foto: Bonito Mais

A vacinação acontece no Ginásio de Esportes do município, durante toda a manhã deste sábado (1). Quem se encaixar em alguns dos grupos listados, pode procurar o local até as 11 horas para receber o imunizante. Lembrando que as pessoas com algum tipo de comorbidade devem apresentar cópias do laudo médico ou de receitas ou o cartão de acompanhamento. As gestantes, também é recomendado um laudo médico com parecer do obstetra para recebimento da dose.

Entre comorbidades estão pessoas com diabetes, hipertensos graves, obesidade, cardiovasculares, imunossuprimidos, transplantados, doentes renais crônicos e doenças autoimunes.

Foto: Bonito Mais

Todos os grupos devem levar RG, CPF, Cartão do SUS e Carteira de Vacinação.

CoronaVac – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nota informando que não foram recebidas novas doses da vacina e portanto haverá atraso no calendário de vacinação da 2ª dose. A orientação é para aguardar posicionamento nacional. No município cerca de 300 pessoas esperam pela 2ª dose.

Notícias Relacionadas

Caso sucuri ‘Anajúlia’: perícia descarta morte por arma de fogo

A Polícia Civil de Bonito divulgou nota descartando o uso de arma de fogo na morte da sucuri Anajúlia....