Incêndio em área urbana de Bonito devastou quase 50 hectares e levou 5 horas para ser contido

Últimas Notícias

Um incêndio de grandes proporções deixou Bonito em alerta no final da tarde e noite desta terça-feira (18). Equipes do Corpo de Bombeiros da cidade, com apoio de servidores da Secretaria de Obras e voluntários levaram mais de 5 horas para conter as chamas totalmente. A estimativa é de que 50 hectares de mata foram atingidos.

O fogo foi na mata que margeia a cidade, ainda na área urbana, causando pânico em moradores e proprietários de algumas pousadas que ficam próximas ao local. O foco inicial da equipe do Corpo de Bombeiros, segundo o sub-comandante tenente Machado, foi justamente combater as chamas que apresentassem risco a comunidade.

As primeiras ações de combate foram na região do Mangal, na Vila Donária, onde o fogo estava se aproximando de uma pousada. Na sequencia, as equipes se dividiram em diferentes pontos da cidade e o Corpo de Bombeiros ficou em local onde as chamas eram maiores.

“Esse tipo de incêndio exige técnicas diferentes de combate. Não é com a água e o caminhão que a gente apaga, o acesso é difícil. Não adianta eu lançar mangueiras e tentar alcançar as chamas. Então a gente usa a técnica de combate a incêndio florestal, onde primeiro a gente preserva as vidas, depois os bens matérias, como as construções que estejam em perigo eminente de serem atingidas. Então verificamos as pousadas, algumas casas onde o fogo poderia alcançar”, detalha.

Ainda segundo o comandante, algumas chamas alcançavam de 3 a 4 metros de altura, sendo impossível alcançá-las diretamente. “Nesse caso a gente monta uma estratégia, temos bombas postais, abafadores e um pessoal bem treinado, que participou de combate a incêndios no Pantanal, por exemplo. Nós começamos por volta das 17h30 e só conseguimos combater completamente o fogo as 23 horas”.


Notícias Relacionadas

Bonito está com inscrições abertas para Corrida do Trabalhador

No dia 1º de maio a Prefeitura de Bonito realiza a Corrida do Trabalhador 2024 em duas modalidades, 5k...