Bonito terá feriadão, com cavalgada e quermesse para celebrar Dia do Padroeiro

Últimas Notícias

O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na sexta-feira (30) em razão do Feriado de São Pedro Apóstolo, Padroeiro do Município, celebrado nesta quinta-feira, 29 de junho. Com isso, os servidores municipais terão um feriado prolongado para aproveitar a 93ª Quermesse do Padroeiro, que começa nesta quinta-feira.

Os servidores da Vigilância Sanitária, Fiscais de Tributo e Postura Municipal e os demais que exercem a função fiscalizatória atuarão em regime de plantão. A medida não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais de saúde e limpeza pública ou que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos.

Festa do Padroeiro

As comemorações em honra a São Pedro Apóstolo, padroeiro de Bonito datam como um dos mais antigos movimentos culturais e religiosos dessa região, tendo início antes mesmo do reconhecimento como município, em 1948. Conforme registros históricos do Padre Paulo Nunes de Araújo, que foi pároco da cidade até 2014, a primeira festa data-se de 29 de junho de 1928, quando foi inaugurada a primeira capela do então Distrito de Paz de Bonito.

Devido a pandemia, a festa ficou dois anos sem ser realizada e por isso em 2023 celebraremos a 93ª edição do evento. A tradicional Calvagada será realizada nesta quinta-feira (29), com saída do Clube do Laço Nabileque, ás 7 horas. Também no mesmo dia, inicia-se a Quermesse, realizada pela Paróquia São Pedro Apóstolo, com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito. A festa popular será dos dias 29 a 2 de julho, na Praça da Liberdade, a partir das 19 horas.

Bonito terá ponto facultativo na sexta devido a Feriado do Padroeiro no dia 29

História

Ainda segundo registrado pelo padre Paulo, a história do Padroeiro de Bonito começa com a visita do Padre salesiano João Crippa, de Campo Grande, que celebrou a primeira Missa Campal da região.  “Nessa ocasião, o Capitão Manoel Inácio de Farias doou um terreno para a construção de uma Capela. Assim, com a ajuda da comunidade, o Sr. Salvador Castilho, carpinteiro de origem espanhola, construiu uma Capela de madeira com cobertura de zinco, a qual foi inaugurada no dia 29/06/1928, festa de São Pedro Apóstolo. Por isso, o Apóstolo foi designado Padroeiro da comunidade católica e do Distrito de Paz de Bonito”.

Também na ocisão, foram confeccionados os estandartes do padroeiro, decorando a Rua da Missa Campal, realizando a Alvorada Festiva com a queima de fogos. A cavalgada, que desperta a cidade no Dia do Padroeiro, foi incorporada na década de 50, em parceria com o Clube de Laço Nabileque.

Notícias Relacionadas

Bonito está sob alerta de chuvas intensas até às 18 horas de terça-feira

A Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul está sob alerta de chuvas intensas, entre 30 e 60...