Prefeitura divulga esclarecimentos sobre ampliação do Cemitério Municipal

Últimas Notícias

A Prefeitura Municipal vem dar esclarecimento sobre a situação do Cemitério Municipal São João Batista e sua expansão que vem sendo motivo de dúvidas e preocupações dos moradores locais.

A cidade de Bonito completa, em 2023, 75 anos e pela primeira vez em sua história de existência o Cemitério Municipal teve sua Licença Ambiental expedida em 2021 e vem tendo monitoramento ambiental desde 2023 através de análises de indicadores de qualidade de água em lençol subterrâneo. A área de 20.680,42 metros quadrados tem capacidade de 3.800 jazigos que já foram ocupados em sua quase totalidade, o que exigiu esforços para compra de nova área para criação de nova unidade ou ampliação desta.

Os critérios de escolha do novo local para cemitério levaram em consideração vários aspectos, tais como disponibilidade de áreas, distância da cidade, valor econômico do investimento, economicidade e aspectos ambientais. Diante das possibilidades optou-se pela área contínua ao Cemitério atual, sendo que equipes das Secretarias de Obras,  Administração e Finanças e Meio Ambiente (SEMA) foram consultadas e participaram da decisão.

Cabendo destacar que a SEMA esteve no local antes da compra do imóvel para identificar se havia impedimentos ou restrições ambientais, e não encontraram nenhum problema. A informação de que há uma nascente contribuinte do Córrego Bonito é uma inverdade, entretanto, em função das características de solo carstico, é comum que existam nascentes ou ressurgências intermitentes em períodos chuvosos e que depois, desaparecem em períodos de seca. Fato que será investigado na próxima semana e que, caso se evidencie a existência de uma nascente nessa área ou acima dela a prefeitura fará a devida delimitação dos espaços a serem protegidos e restauração florestal respeitando os 30m de cada lado.

Sendo importante destacar para tranquilidade da população que a área de ampliação está em processo de elaboração do licenciamento ambiental, e que o monitoramento ambiental anual deverá ser licitado ainda em 2023. Os parâmetros de qualidade de água na área atual estão todos em conformidade.

Fonte: PMB

Notícias Relacionadas

Bonito está com inscrições abertas para Corrida do Trabalhador

No dia 1º de maio a Prefeitura de Bonito realiza a Corrida do Trabalhador 2024 em duas modalidades, 5k...