Número de internados por covid cai de 14 para 5 e Miranda tem respiro na crise sanitária

Últimas Notícias

Depois de estar à beira do colapso com o hospital de campanha quase com lotação máxima, Miranda passa por um arrefecimento no que diz respeito à quantidade de pessoas internadas em decorrência da Covid-19 no município.

O pico de internações ocorreu no final da semana passada, quando havia 14 pessoas internadas na cidade. O número assustou as autoridades, pelo crescimento rápido e pela falta de leitos específicos para atender pacientes de covid – o hospital de campanha montado em meados de março contava com 11 leitos iniciais.

A secretária Municipal de Saúde, Rosemeire Lopes, durante campanha de vacinação contra a covid: “É tempo de continuar orientando à população, para que cada um faça sua parte”, alerta. FOTO: Luciano Justiniano.

O aumento no número de casos da doença que precisaram de hospitalização obrigou que novos leitos fossem abertos às pressas, adaptando a estrutura já existente. Ao assumir a chefia do Executivo em meio a uma das maiores crises sanitárias da história, o presidente da Câmara licenciado e prefeito interino de Miranda, André Vedovato (PDT) teve de adotar medidas emergenciais, como a contratação de estrutura para ampliação dos leitos do hospital de campanha, que, agora, tem capacidade para até 22 pacientes de covid.

Uma semana depois do que já é considerado por autoridades sanitárias locais o pior momento da pandemia em Miranda, um respiro: segundo o Boletim Epidemiológico do dia 16 de abril, o número de internados caiu para 5.

Não é hora de afrouxar

Embora haja esta diminuição do número de casos de covid hospitalizados, a secretária Municipal de Saúde e Saneamento, Rosemeire Lopes de Souza ressalta que não é momento para afrouxar o combate à pandemia. “É tempo de continuar orientando à população, para que cada um faça sua parte”, afirma Rosemeire, que demonstra preocupação com a dificuldade de encontrar leitos para pacientes que precisam ser transferidos a centros de referência de tratamento de covid-19. “Acompanhamos a falta de leito no Estado e, por isso, se fazem importantes todas as medidas de combate a pandemia continuarem a serem cumpridas”, alerta a secretária em entrevista ao Bonito Mais.

Dados do Governo de MS apontam que, neste sábado, 17, a taxa de ocupação de UTI (Unidades de Tratamento Intensivo) para Covid no Estado está em 99,83%.

Notícias Relacionadas

Garçom é preso por armazenar conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil em Bonito

Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), deflagra mais uma fase...