Fábio Florença é empossado definitivamente como prefeito de Miranda

Últimas Notícias

Fábio Florença (PDT) tomou posse como prefeito de Miranda, em função da vacância do cargo pela morte do prefeito Edson Moraes (PSDB). Florença foi empossado em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira, 03, no Plenário da Câmara Municipal de Miranda.

A sessão começou com um minuto de silêncio em homenagem à memória de Edson Moraes, falecido no dia 1º e sepultado no domingo, 2, em Miranda.

Os vereadores que discursaram durante posse lamentaram o falecimento de Edson Moraes.

A vereadora Elange Ribeiro (PSD) foi a primeira a discursar, lamentando a dor de todos que conviveram com o prefeito Edson Moraes. Lembrando que, embora o momento seja de consternação e luto, os vereadores e o novo prefeito precisam “seguir atuando para representar os interesses do povo mirandense”. Elange colocou seu mandato à disposição para ajudar o prefeito Fábio Florença na administração e ressaltou o pedido para que projetos que eram desenvolvidos por Edson Moraes fossem retomados. “Conte comigo, prefeito”, finalizou.

O vice-presidente da Câmara, Emiliano Martins (PT) reafirmou a dificuldade do momento, destacando que, mesmo com a dor, dar prosseguimento aos trabalhos como  autoridades públicas, “é um compromisso que temos que assumir com responsabilidade”. Ao reforçar que apoiará o trabalho de Fabio Florença, Emiliano destacou: “Eu vou estar sempre do lado daquilo que for bom para nossa Miranda”. O vereador petista pediu ainda paz e união entre vereadores e a Prefeitura, para que, dessa forma, consigam desenvolver trabalhos que beneficiem o povo mirandense.

A vereadora Lênis de Matos (PSD) também destacou a dor que a morte do prefeito Edson Moraes trouxe para toda a cidade. “Ele lutou pela vida, ele lutou pelo município”, afirmou Lênis que destacou ainda a necessidade de união para apoiar o novo prefeito, Fábio Florença. “Vamos apoiar Fabinho para o que der e vier, vamos trabalhar em união”, disse Lênis.

O vereador Marcão (PSDB) destacou a dor da perda do prefeito Edson Moraes, afirmando ter a confiança de que Fábio Florença dará continuidade ao legado de Moraes. Marcão disse ter confiança na capacidade de trabalho de Florença. “Acredito na sua capacidade, que vai fazer um grande mandato”, falou o vereador que fez questão de informar que, como líder do PSDB na Câmara, o partido seguirá sendo base do prefeito no Legislativo Municipal. “A vida continua. Choramos, infelizmente. Mas Miranda não pode parar. Pode contar conosco prefeito Fábio Florença” finalizou Marcão.

O vereador Nilton Medeiros (PDT), falou da tristeza do momento. “Não gostaria de estar aqui nesta manhã, não pelo prefeito Fábio, mas pela trágica morte do prefeito Edson”, disse Nilton, que lamentou as recentes mortes de mirandenses em decorrência da covid-19. Ainda homenageando Edson, Nilton lembrou a vitória incontestável que Moraes teve nas eleições 2020, quando obteve mais de 82% dos votos válidos. “O povo entendeu o novo jeito de fazer política” elogiou Nilton. O vereador disse que “nada muda em termos de governabilidade”, informando que vai seguir dando base para o novo prefeito na Câmara. Nilton Medeiros aproveitou o momento para pedir ao prefeito Fábio Florença que ele dê atenção especial ao funcionalismo público municipal e para que Florença dê continuidade a projetos deixados por Edson Moraes.

O vereador Ronaldo Lisboa (PDT) falou da dor de perder um amigo como Edson Moraes com quem, segundo ele, aprendeu muito. “Acho  que Miranda tem como melhorar, aprendi isso com o Edson” afirmou Lisboa que ressaltou ainda o desejo de seguir colaborando com a Prefeitura agora chefiada por Fábio Florença.

A vereadora Sibele Faustino (PTB) lamentou a perda de Edson Moraes e disse a Fábio Florença que acredita “que ele vá continuar o trabalho do nosso prefeito Edson Moraes”. Sibele reafirmou a confiança na capacidade de Fábio Florença para dar seguimento aos projetos e ações que vinham sendo desenvolvidos na Prefeitura por Edson Moraes. “Acredito na sua capacidade, que vai fazer um grande mandato”, disse Sibele que reafirmou que o novo prefeito pode contar com os vereadores para apoiá-lo.

O vereador Francisco Medeiros (PSDB) prestou homenagens à memória do prefeito Edson Moraes. Chicão reafirmou o compromisso com projetos e ações que sejam positivos para a cidade. “Tudo o que for bom para Miranda, prefeito Fábio, pode contar conosco”, afirmou Chicão que aproveitou o momento para reafirmar seu compromisso com a geração de emprego para os mirandenses. “Nosso povo precisa de emprego, nosso povo precisa de atenção”, falou o vereador que, como Nilton Medeiros, também pediu para que o prefeito dê atenção especial ao funcionalismo público municipal.

O presidente da Câmara Municipal, vereador André Vedovato (PDT), lamentou o falecimento do prefeito Edson Moraes e pediu uma oração, que foi feita pelo vereador Francisco Medeiros. Ao homenagear Edson, Vedovato lembrou da história da família Moraes, que ingressou na política pelas mãos do patriarca Waldemar João de Souza que foi vice-prefeito de Miranda na década de 80. Depois foram eleitos vereadores em mandatos diferentes os irmãos  Walter Moraes (também vítima fatal da covid-19, falecido há um mês), Mauro Moraes e Edson, além da cunhada de Edson e esposa de Walter,  Lucia Moraes.

André Vedovato aproveitou o momento para agradecer a confiança de Fábio Florença que se licenciou do cargo de prefeito em exercício (quando Edson Moraes ainda estava hospitalizado), período no qual André respondeu interinamente pela Prefeitura de Miranda.

O presidente da Câmara lembrou a trajetória política de Fábio Florença, iniciada ainda ao lado do ex-prefeito Neder Vedovato. André ressaltou a disposição de ajudar Fábio Florença na gestão, para desenvolver ações em benefício da população mirandense. “Fica aqui meu compromisso , como presidente da Câmara, de ajuda-lo, sempre que formos chamados”, finalizou Vedovato.

Ao ser empossado, Fábio Florença lembrou do início de sua vida política quando, em 2012, fora eleito para seu primeiro mandato e que teve como um de seus companheiros de Câmara o então vereador Edson Moraes. “Passa um filme na cabeça da gente e dizer que desde aquele momento, sempre fui companheiro do vereador Edson Moraes. A gente pôde fazer um trabalho junto, sempre com respeito, sempre conduzindo da melhor maneira possível”, afirmou o prefeito empossado. “Estou muito triste, meu desejo é que o prefeito Edson Moraes voltasse, meu desejo e de todo o povo mirandense”, lamentou Fábio Florença, lembrando que, agora, ele cumpre o dever de seguir administrando Miranda. Para tanto, Florença pediu apoio da Câmara. “Quero pedir apoio, união da Câmara neste momento difícil, para conduzirmos o Executivo”, afirmou Florença.

O prefeito disse ainda que já está em contato com deputados federais, estaduais e com o Governo do Estado para dar prosseguimento às ações que vinham sendo realizadas, especialmente as que dizem respeito a liberação de emendas federais e estaduais para o município.

Notícias Relacionadas

Garçom é preso por armazenar conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil em Bonito

Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), deflagra mais uma fase...