Miranda sai do último para o primeiro lugar em eficiência da vacinação contra a Covid

Últimas Notícias

Miranda é o município mais eficiente de Mato Grosso do Sul na vacinação da população contra a Covid-19. O dado consta no boletim de 10 de novembro do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) do Governo de Mato Grosso do Sul que aponta que Miranda está em primeiro lugar no Ranking Vacinômetro Eficiência em Vacinação, tendo aplicado 113,76% das doses enviadas ao município pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

O índice acima de 100% é explicado tendo em conta que “os frascos enviados pelos laboratórios Butantan e Fiocruz, na bula apresentam frascos com 10 doses de 5 ml, porém foi observado que possuem volume extra podendo chegar a 12 doses por frasco, bem como, alguns vieram com volume abaixo contenho 9 doses”, diz a nota técnica do Prosseguir.

Em maio deste ano, quando o prefeito Fábio Florença (PDT) assumiu a Prefeitura (em decorrência do falecimento do titular da pasta, Edson Moraes, vítima fatal  complicações da Covid), Miranda estava em último lugar no ranking de eficiência da vacinação. Naquela época, o município aplicava apenas 74,42% das doses de vacina enviadas – o que dá um indicativo de que muitas doses dos imunizantes recebidos ficavam armazenadas e a vacinação ocorria de forma lenta.

Desde então, o prefeito Fábio Florença iniciou um processo de fortalecimento da equipe da imunização, mudando cargos, oferecendo melhor estrutura de trabalho e ampliando a campanha de conscientização da população sobre a importância da vacina.

A coordenadora da imunização de Miranda, Simone Florença, o prefeito Fábio Florença e a secretária Municipal de Saúde, Rose Lopes, registrados no dia em que abriram a imunização de pessoas menores de 18 anos em Miranda, em julho

“Quero agradecer a toda a equipe da Saúde que se dedicou a este desafio que estamos vencendo, com muito trabalho e responsabilidade”, afirmou Fábio Florença.

O resultado foi que a vacinação começou a acontecer de forma mais rápida e atingindo um maior número de pessoas, garantindo, com o resultado divulgado no Prosseguir do dia 10 de novembro, que o município se destacasse na eficiência da execução da vacinação.

“Quando o prefeito Fábio assumiu a Prefeitura, a primeira coisa que eles nos cobrou foi sobre a vacinação. A situação era difícil mas com o apoio dele, conseguimos melhorar nossa eficiência e garantir a vacinação da nossa população” comemora a secretária de Saúde e Saneamento, Rosemeire Lopes de Souza.

Segundo o painel Coronavírus do Governo de Mato Grosso do Sul, Miranda imunizou com D2 e com Dose Única 87,27% da população do município estimada em 28.220 pessoas.

Segundo dados do último Boletim Epidemiológico emitido pela Prefeitura de Miranda, em 16 de novembro, o município possui, atualmente, 09 casos de Covid confirmados, ativos e em isolamento domiciliar, 01 caso internado na cidade.

Notícias Relacionadas

Garçom é preso por armazenar conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil em Bonito

Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), deflagra mais uma fase...