Mulheres indígenas de Miranda recebem atendimento de mastologista

Últimas Notícias

O médico mastologista e vereador de Campo Grande, Vitor Rocha, tem liderado uma serie de mutirões de atendimento à saúde de mulheres indígenas em Miranda. Levantamentos parciais apontam que já foram atendidas cerca de 150 mulheres da etnia terena, nos primeiros dias de ação

É a primeira vez na na história especialistas em mastologia e ginecologia são levados pelo poder público para aldeias de Miranda. A ação é resultado do “Março Lilás, Mês de atenção à Saúde da Mulher”, um mês inteiro com programação voltada a levar atendimento à saúde feminina. O evento é realizado pela Prefeitura, com o apoio da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena).

O médico Vitor Rocha lidera a equipe de profissionais que atende mulheres no mês de atenção à saúde da mulher, realizado em Miranda. FOTO: Luciano Justiniano

O atendimento a mulheres já aconteceu nas aldeias Passarinho, Moreira, Cachoeirinha e Lalima. No dia 26 de março o mutirão ocorre novamente na área da aldeia Cachoeirinha, oportunizando atendimento de mulheres de todas as aldeias daquela região – Morrinho, Lagoinha, Argola, Babaçú e Mãe Terra.

A equipe de profissionais de saúde é liderada pelo médico mastologista Vitor Rocha, de Campo Grande. As mulheres podem fazer consulta com mastologista, ginecologista, bem como realizar procedimentos como exame preventivo e ultrassonografia.

Casos que, porventura, requerem mais atenção, estão sendo encaminhados e acompanhados pela equipe da Prefeitura.

O Março Lilás começou no dia 05, com mutirão de atendimento de mulheres da área urbana, na Estratégia Saúde da Família (ESF) Rosalino Dantas, no bairro Nossa Senhora Aparecida.

A aldeia Lalima, distante quase 50 quilômetros da cidade, foi uma das atendidas no último fim de semana. FOTO: Luciano Justiniano.

SERVIÇO

A programação do Março Lilás em Miranda continua. Confira:

22, 23 E 24 DE MARÇO

Atendimento da Carreta do Amor (Hospital do Câncer). Serão realizadas mamografias e preventivos. Local: Parque de Exposições e Eventos 16 de Julho.

ATENÇÃO: Para serem atendidas pela Carreta do amor as mulheres devem procurar as Estratégias Saúde da Família (ESF) dos seus bairros para passarem por triagem e posterior agendamento.

25 DE MARÇO

Inauguração da Sala Rosa, do Projeto Bem Nascer, na Unidade Básica de Saúde (UBS). A Sala Rosa visa reduzir a mortalidade materna e infantil em Mato Grosso do Sul e disponibilizará atendimentos de ginecologista e ultrassonografia.

26 DE MARÇO

Atendimento de mastologista e ginecologista para mulheres da região da aldeia Cachoeirinha

Notícias Relacionadas

Garçom é preso por armazenar conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil em Bonito

Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), deflagra mais uma fase...